MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qua. 24 fev. 2021

Volume de cirurgias cai em Marília durante a pandemia

por Leonardo Moreno

A quantidade de cirurgias caiu significativamente no sistema público em Marília durante a pandemia da Covid-19, tanto no caso dos procedimentos ambulatoriais, que podem ser agendados, quantos nos casos hospitalares, normalmente mais complexos e que inclusive exigem internação.

É o que mostram os dados do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS) referentes ao município em 2020. As informações foram atualizadas recentemente e mostram que as cirurgias ambulatórias sofreram maior impacto, com redução de um terço do total feito em 2019.

Durante o ano passado o Marília Notícia publicou algumas matérias sobre a suspensão temporária de cirurgias eletivas – aquelas que não são urgentes.

As medidas foram necessárias para que houvesse um direcionamento de pessoal, leitos e insumos hospitalares para os pacientes com Covid-19.

A estratégia também visa resguardar a população do contato com ambientes frequentados por pacientes positivados para o novo coronavírus.

Entre as consequências da queda no número de cirurgias devem constar o aumento das filas de espera por e também a possível dificuldade de financiamento dos hospitais privados que possuem convênio com o SUS.

Ambulatorial

Segundo o DataSUS, em 2020, Marília realizou a menor quantidade de cirurgias ambulatoriais desde ao menos 2008. Foram 27,4 mil entre janeiro e dezembro do ano passado, ante 42,2 mil em 2019. A redução foi de 34%.

Entre os principais tipos de cirurgia afetados estão os pequenos procedimentos de pele, que caíram 39% – de 27,3 mil para 16,4 mil entre 2019 e 2020. Também constam as cirurgias do aparelho da visão, com redução de 6,2 mil para 3,7 mil (-40%).

No caso das cirurgias ambulatoriais também houve redução significativa nos procedimentos envolvendo boca, maxilar e face (-51,5%), vias áreas e cabeça (-51,6%), sistema osteomuscular (-51,5%), sistema circulatório (-44%) e aparelhos genital e urinário (-38%).

Hospitalar

No caso das cirurgias hospitalares, que são mais complexas, a queda na quantidade de procedimentos realizados foi de 24,4% – de 13,1 mil para 10 mil.

Entre os procedimentos com maior impacto constam as cirurgias do aparelho genital e urinário (-43%) de 1,5 mil para 884; aparelhos digestivo (-26,4%) de 2,2 mil para 1,6 mil; e aparelho circulatório (-24,2%), de 1,7 mil para 1,3 mil.

Também tiveram redução significativa as cirurgias hospitalares envolvendo pacientes com câncer (-22,5%), sistema nervoso central (-22,4%) e sistema osteomuscular (-14,6%).

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Cantor é preso por descumprir protetiva e agredir ex-esposa em condomínio
  • 2
    Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
  • 3
    Ventania arranca e arremessa placa de loja contra carro e toldo no Centro de Marília
  • 4
    Chuvas derrubam muro, alagam vias e causam transtornos em Marília

Escolhas do editor

TEMPO
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvasEscolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
Escolas ficam alagadas, distritos isolados e ruas com danos após chuvas
FESTAS
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em MaríliaProgramação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
Programação do Natal Iluminado segue até 21 de dezembro em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetosCâmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
Câmara de Marília aprova Orçamento 2026 e pacote de projetos
PADRE NÓBREGA
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília
‘Sem acesso, sem água e sem socorro’, diz morador da zona rural de Marília

Últimas notícias

Tupã reorganiza coleta de lixo rural e adota novo cronograma em diversas vias
Com índice de 85%, Tupã é certificada com selo ouro em transparência pública
Prefeitura de Pompeia publica edital para cadastro reserva de professores
Marília amplia vagas e libera mais 100 castrações gratuitas no Castramóvel

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie