Vítimas somam prejuízo de quase R$ 100 mil em golpes bancários via telefone
Um idoso de 79 anos sofreu prejuízo de mais de R$ 58 mil depois de cair em um golpe bancário. O caso teria ocorrido no segundo semestre de 2023, mas foi registrado nesta quinta-feira (1º) na Polícia Civil.
A vítima declarou que recebeu a ligação de pessoa que se identificou como a gerente do banco no qual tem conta. A mulher pediu que o idoso fosse até a agência em duas ocasiões.
No banco, uma funcionária teria convencido o idoso a fazer um empréstimo de R$ 24 mil. A vítima declarou que embora não necessitasse do valor, não sabia nem dizer porque aceitou.
Poucos meses depois, o idoso foi novamente ao banco e outro funcionário o convenceu a fazer um segundo empréstimo de R$ 35 mil.
A vítima disse que nunca sacou qualquer valor e, ao comunicar o ocorrido ao filho, foi solicitado o extrato da conta e verificado que o dinheiro referente aos empréstimos tinham sido sacados com o cartão.
A vítima foi até o banco na companhia do filho e não conseguiu mais nenhuma informação sobre o ocorrido, apenas o extrato com os saques.
O filho da vítima entrou em contato com um funcionário do banco, que é um conhecido, e conseguiu verificar que o empréstimo de R$ 23.382 foi creditado na conta em 7 de agosto e dois dias depois houve o saque.
Já o segundo empréstimo foi sacado em 9 de novembro, no valor de R$ 34.951,58. O prejuízo total foi de R$ 58.142,00. A vítima disse que nunca repassou os dados a nenhum desconhecido. O caso foi registrado como estelionato e é investigado.
MAIS DE R$ 35 MIL
Em outro caso, um idoso de 60 anos teve prejuízo de R$ 35 mil nesta quinta-feira (1º).
A vítima contou que, por volta das 15h30, recebeu ligação de número com DDD 14 e a pessoa se identificou como suposto atendente do banco.
O golpista questionou se a vítima teria solicitado uma segunda via de um cartão bancário. O idoso negou.
Depois de alguns minutos, a vítima recebeu outra ligação da mesma linha telefônica, dessa vez de uma suposta atendente, dizendo ser da área de fraudes.
A mulher alegou que o cartão bancário da vítima tinha sido clonado em uma cidade no Estado do Rio de Janeiro e era necessário fazer um procedimento de contestação e bloqueio das senhas.
A golpista também solicitou o acesso ao aplicativo do banco e ludibriou a vítima para que fornecesse um código de acesso, que permitiu que outro celular contratasse empréstimo pré-aprovado de aproximadamente R$ 35 mil.
A atendente disse que esse dinheiro precisava ser rapidamente devolvido para não gerar cobrança de juros por parte do banco.
O idoso foi orientado a fazer transferências para diversas contas via chave PIX para liquidar a quantia.
A vítima alega que também recebeu diversas notificações de compras utilizando o cartão de crédito em estabelecimentos na cidade de Osasco.
R$ 4,3 MIL
Em um terceiro caso, uma mulher de 47 anos disse que recebeu ligação de um DDD 11 em que o interlocutor disse ser representante do banco.
O golpista sabia todos os dados da vítima e disse que a conta-corrente tinha sido clonada e que haveria um débito programado para ser descontado, referente ao golpe.
O acusado solicitou que a vítima verificasse as mensagens SMS, onde poderia confirmar a mensagem sobre o débito.
Posteriormente, o autor pediu que a vítima entrasse no aplicativo e realizasse alguns procedimentos. A princípio foi feita uma transferência PIX de R$ 0,01.
Depois dos procedimentos, o interlocutor solicitou que clicasse em um link que estaria em mais uma mensagem SMS, o que foi feito.
Após clicar, a vítima verificou no aplicativo um lançamento via PIX no valor de R$ 4,3 mil. Somente em seguida, a mulher notou que tinha caído em um golpe.