Vítima reage a assalto e mata detento foragido de Álvaro de Carvalho
O detento Crisostomo da Silva Alves, de 39 anos, foi morto na noite desta terça-feira (23), após uma série de crimes praticados após fugir da penitenciária Valentim Alves da Silva, em Álvaro de Carvalho. Ele teria tentado roubar o carro de um policial militar, sendo baleado e morto, no bairro rural Itiratupã, em Garça.
De acordo com as primeiras informações sobre o caso, policiais civis da Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília foram acionados para o local.
Após a sequência de crimes que se iniciaram com o furto da residência do diretor do presídio, prosseguiu com um roubo em uma fazenda próximo de Júlio Mesquita e a troca de tiros com policiais militares em Álvaro de Carvalho, Crisostomo conseguiu fugir por áreas rurais até uma propriedade no bairro Itiratupã, próximo ao distrito de Jafa, em Garça.
Ele teria tentado roubar um carro, sem saber que a vítima era policial militar, que reagiu ao assalto e conseguiu atingi-lo.
O MN acompanha o caso.
SEQUÊNCIA DE CRIMES
Conforme apurou o Marília Notícia, o primeiro crime aconteceu quando o homem decidiu abandonar o trabalho externo no jardim da penitenciária, por volta das 16h30, e invadiu a casa onde mora o diretor da unidade.
De forma surpreendente e ousada, Crisostomo furtou vários objetos, a maioria joias, roupas e acessórios para ter alternativas de vestimentas. Furtou também uma arma.
Foi com a pistola do agente público que ele ameaçou, cerca de duas horas após a fuga, um morador de 47 anos, em uma fazenda localizada próximo ao presídio. Inicialmente, ele entrou na casa aproveitando-se que o dono do local havia esquecido a chave para fora, na fechadura.
Ele furtava roupas e outros objetos, quando foi surpreendido pela vítima, momento em que apontou a arma: “não vem não, que eu tô armado”, contou o morador mais tarde na delegacia local. Da casa foram levados dinheiro (pouco mais de mil reais), documentos e as chaves de um veículo.
No imóvel, Crisostomo abandonou um par de tênis e uma camiseta, furtados da residência do diretor do presídio.
TIROS NO CENTRO
A troca de tiros aconteceu no Centro de Álvaro de Carvalho. Durante patrulhamento na madrugada, policiais militares estavam próximos à rua Coronel Pedro Penteado quando viram dois homens, um de vestimenta toda preta e outro de camiseta azul e boné preto.
O homem de boné era Crisostomo. Ao perceber que iria ser abordado, a aproximadamente 30 a 40 metros de distância, ele teria se distanciado da viatura e passado a atirar em direção à equipe.
Policiais efetuaram vários tiros, inclusive com fuzil, em direção ao criminoso, mas ele conseguiu escapar embrenhando-se a pé por um matagal. No local, os PMs conseguiram apreender um brinco que teria sido furtado de uma das vítimas e um celular, porém, não foi confirmado se o telefone seria do foragido ou do segundo suspeito envolvido na ocorrência.