Vinicius entrega reforma da UPA sul com sistema mais ágil para atender paciente
Além de remodelar a estrutura física, aumentou número de profissionais e mudou metodologia para agilizar o atendimento de pacientes com casos menos graves.
A UPA Sul recebeu melhorias na estrutura física, mais funcionários e novo sistema de triagem de pacientes (Foto: Divulgação/PMM)
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), inaugurou na manhã deste sábado (2) a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) “Sinara Mesquita Serva”, na zona sul da cidade. A obra integra um pacote de 12 intervenções em andamento na área da saúde municipal.
A UPA sul passou por revitalização completa da estrutura física, com pintura interna e externa, e recebeu novos computadores, mobiliário (cadeiras, macas, poltronas, cadeiras de rodas e longarinas) e aparelhos de ar-condicionado. Também foram criadas uma sala interna de espera e um ambiente pediátrico mais lúdico, voltados à humanização do atendimento.
No reforço assistencial, a unidade ampliou o quadro de profissionais e ganhou equipe especializada para atuar nas salas de urgência, emergência e observação, elevando a qualidade técnica do serviço.
Prefeito iniciou 12 obras somente na saúde para melhoria da estrutura e do atendimento (Foto: Marcelo Moriyama/Marília Notícia)
Implantação do método Fast Track
Além das melhorias estruturais, a gestão municipal anunciou a implantação do método Fast Track, que cria um fluxo específico para casos de menor complexidade, acelerando a avaliação e o tratamento desses pacientes e, por consequência, desafogando o atendimento geral.
“Esta abordagem otimiza recursos, reduz o tempo de espera e desafoga os serviços ao encaminhar os casos de menor complexidade por um fluxo específico, enquanto os casos mais graves são priorizados. Na prática, esse atendimento reduz o tempo de espera de todos ao criar dois fluxos constantes, um para pacientes graves, urgentes e emergenciais, que já funciona bem, com espera máxima de 30 a 40 minutos, e o outro, que é a novidade, para o paciente de menor gravidade. Antes ele era o final da fila e agora ele será atendido rápido também”, explicou a superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva.
Ambiente pediátrico mais lúdico, voltado à humanização do atendimento (Foto: Divulgação/PMM)
Gestão e próximos passos
A ABHU atualmente administra a UPA sul e UPA norte, cuja reforma também integra o cronograma de melhorias da Prefeitura e tem entrega prevista para setembro.
“Fui eu quem contratei a Universidade de Marília (Unimar) no meu primeiro mandato para gerenciar o pronto atendimento municipal, pois conheço e acompanho o trabalho sério de Márcio Mesquita Serva à frente da universidade e do hospital e sua importância para Marília. No governo anterior, porém, a gestão foi complicada: não pagavam o contrato em dia, prejudicando o adequado investimento no atendimento à população. Esses dias acabaram e estou investindo e melhorando a saúde de Marília”, afirmou Camarinha.
Segundo a Prefeitura, foram investidos mais de R$ 500 mil nas melhorias e benfeitorias realizadas na unidade de pronto atendimento, que fica na rua Antônio Pereira da Silva, 288, no bairro Hípica Paulista.
Foram investidos mais de R$ 500 mil nas melhorias e benfeitorias (Foto: Divulgação/PMM)