

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
12, abr / 2025, 18:51h Boa noite
De volta ao governo de Marília após oito anos, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) passou por sua primeira prova de avaliação no cargo diante do grande público que compareceu ao desfile cívico militar do 96º aniversário da cidade realizado nesta sexta-feira (4).
Após breve discurso na solenidade de hasteamento das bandeiras, em que agradeceu a “resiliência e o espírito de comunidade”, o prefeito encarou frente a frente a população que já se amontoava nas proximidades do palanque e foi recebido com aplausos de ambos os lados da avenida Sampaio Vidal.
A resposta da multidão, ainda que manifestada em um ambiente festivo, aponta que a popularidade de Vinicius segue em alta, à beira dos 100 dias de governo, a serem completados na próxima quinta-feira (10).
ESTILO DE GOVERNO
Ainda durante o desfile, Vinicius protagonizaria momentos inusitados de interação com participantes que apareciam em frente ao palanque, seja jogando capoeira, andando de quadriciclo ou indo ao encontro para abraçar e receber presentes.
O contato direto com a população tem sido uma das marcas do novo governo Vinicius. Uma rápida verificada no feed de suas redes sociais é suficiente para verificar como ele tem priorizado um governo mais de encontro que de gabinete.
Pelas redes sociais, aliás, Vinicius tem estreitado ainda mais sua relação de proximidade com a população, intercalando postagens de sua rotina pessoal em família com sua agenda diária como prefeito, em movimento pela cidade.
DESGASTE NATURAL
Apesar do bônus dos aplausos, a proximidade com a população também expõe o prefeito ao ônus das críticas. Vinicius já as tem recebido e reagido como atento ouvinte, tomando as providências de praxe. Ou seja, encaminhando cada caso à sua respectiva secretaria ou departamento.
Ainda que esteja em início de governo, o prefeito tem recebido cobranças por melhorias principalmente em demandas da Saúde, para a qual já anunciou investimentos, e do saneamento básico, no qual interveio na concessão.
Conforme avança em seu governo, Vinicius terá que lidar com opinião pública contrária a medidas que sejam impopulares. O aumento no Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) começará a ser pago antes do desfile do 97º aniversário da cidade em 2026.