Vinicius e vereadores tomam posse de poderes em Marília
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), o vice Rogerinho (PP) e os 17 vereadores eleitos tomam posse de seus cargos em sessão solene, às 10h desta quarta-feira (1º) no plenário da Câmara Municipal.
A solenidade será antecedida pelo ato simbólico de transmissão da chefia da cidade pelo agora ex-prefeito Daniel Alonso (PL) prevista para ocorrer às 8h30 no gabinete municipal do 2º andar da prefeitura.
Na Câmara, Vinicius fará o primeiro discurso como prefeito em exercício em Marília, cargo que ocupou entre 2013 e 2016. Ele renunciou ao quinto mandato de deputado estadual para reassumir a chefia da cidade após ser eleito com 62.050 votos.
ELEIÇÃO LEGISLATIVA
Vinicius acompanhará a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal para o biênio 2025-2026. Serão escolhidos o presidente, os dois primeiros vices e os quatro secretários. A votação é aberta.
O prefeito já declarou seu apoio ao correligionário Danilo Bigeschi (PSDB). O Marília Noticia apurou que ele deve ser eleito por maioria de votos. Dos 17 vereadores, 12 são de legendas coligadas a Vinicius em outubro.
A sessão de posse será presidida pela primeira vez por uma mulher, Fabiana Camarinha (Podemos), a mais votada ao cargo na história da cidade, com 4.281 votos. Ela vai compor a maior bancada feminina em 20 eleições.
A nova composição da Câmara Municipal para a 21ª legislatura (2025-2028):
- Batata Corredato (PP)
- Chico do Açougue (Avante)
- Danilo Bigeschi (PSDB)
- Rossana Camacho (PSD)
- Wilson Damasceno (PL)
- Elio Ajeka (PP)
- Luiz Eduardo Nardi (Cidadania)
- Fabiana Camarinha (Podemos)
- Guilherme Burcão (DC)
- João do Bar (PSD)
- Júnior Féfin (União Brasil)
- Marcos Custódio (PSDB)
- Mauro Cruz (Solidariedade)
- Galdino da Unimar (Cidadania)
- Professora Daniela (PL)
- Thiaguinho (PP)
- Vania Ramos (Republicanos)
SECRETARIADO
Após o ato solene no Legislativo, Vinicius e Rogerinho seguem a pé ao teatro municipal, no quarteirão ao lado, para a posse do novo secretariado de governo. O evento do Executivo está agendado para 11h e será aberto ao público.
Conforme havia prometido nas eleições, Vinicius reduziu o seu ‘time’ de primeiro escalão de 17 nomes da gestão de Daniel Alonso (PL) para 14. Os nomes foram apresentados desde o final de dezembro.
A reorganização das secretarias municipais está em reforma administrativa a ser enviada por Vinicius à Câmara Municipal. Há previsão de fusão de pastas para redução de despesas com salários e otimização de funções.
Confira abaixo a relação nominal completa do novo primeiro escalão de governo municipal a ser empossado nesta quarta-feira (1).
- Fernandes Baratela (Amae)
- Cesar Fiala (Administração)
- Cilmara Carreiro Piza (Educação)
- João Eduardo de Mayo (Codemar)
- Estevam Marino (Procurador-Geral do Município)
- Johny Mota Pereira (Obras Públicas)
- Leonardo Sanches Sanches Mascarin (Agricultura, Pecuária e Abastecimento)
- Mário Rui Andrade de Moura (Serviços Urbanos)
- Paloma Libânio (Saúde)
- Paulo Alves (Emdurb)
- Rafael Takamitsu (Chefe de Gabinete)
- Rafael Rastelli Barbosa (Fazenda)
- Sandra Roim (Assistência e Desenvolvimento Social)
- Ernesto Tadeu Consoni (Planejamento Urbano)
- Taís Monteiro (Cultura)
- Valéria Cavecci (Esportes)
- Vitor Gazola (Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico)
- Walter Leandro Marques (Tecnologia e Inovação)