Vinicius decreta situação de emergência após aumento de internações por SRAG
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) decretou situação de emergência em saúde pública no município de Marília, em virtude do aumento no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O decreto foi publicado na edição desta sexta-feira (30) do Diário Oficial do Município de Marília (Domm). A síndrome é caracterizada pela dificuldade para respirar, associada à sensação de pressão no peito e lábios azuis ou arroxeados.
No decreto, o prefeito cita alertas do sistema Infogripe, da Fundação Osvaldo Cruz, que apontam tendência do aumento do número de casos envolvendo menores de dois anos que “já representa o maior número de internações no município.”
Vinicius justifica o decreto de situação de emergência pelo “aumento de internações e a capacidade de resposta prejudicada da rede assistencial do município que se encontra tensionada diante a alta demanda e licitação de leitos.”
Com o decreto, o governo municipal fica autorizado à adoção de “todas as medidas administrativas necessárias”, para garantir a assistência em saúde como aquisição de insumos e contratação de serviços necessários.
O decreto também prevê, “se necessário”, a suspensão de férias e folgas dos servidores municipais envolvidos no enfrentamento à emergência em saúde pública do município lotados na Secretaria da Saúde.
A situação de emergência decretada nesta sexta-feira (30) é temporária, com validade de 90 dias, “podendo o prazo ser prorrogado, conforme evolução dos indicadores epidemiológicos e assistenciais.”