Novo governo contrata auditoria da Fipe para investigar contratos de Daniel

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) contratou empresa especializada em serviços técnicos de assessoria e consultoria para analisar as licitações e contratações realizadas durante o governo de seu antecessor, Daniel Alonso (PL), entre 2017 e 2024.
A contratação, feita com dispensa de licitação, foi confirmada na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Município de Marília. O termo de autorização é assinado pelo chefe de gabinete, Rafael Takamitsu.
Conforme Vinicius havia antecipado em coletiva de imprensa antes da primeira reunião de governo do secretariado, na segunda-feira (10), a empresa escolhida é a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
“Aparentemente, tudo está superfaturado. Preços altos, coisas caras. Estou fazendo isso pra gente economizar e quem cometeu crime vai ser responsabilizado”, afirmou o prefeito ao Marília Notícia.
A Fipe é uma organização de direito privado vinculado ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e presta serviços desde 1973.
Até a publicação desta matéria, a cópia do contrato ainda não estava disponível no site da Prefeitura de Marília, o que impediu a checagem da reportagem ao prazo e valor do contrato firmado com a Fipe.
Por se tratar de uma contratação por dispensa de licitação, o “teto” do contrato é de R$ 62,7 mil, segundo determina a Lei de Licitações e Contratos Administrativos “no caso de outros serviços e compras”.
Procurado pelo MN, ex-prefeito Daniel Alonso afirmou que “todas as licitações já foram verificadas e aprovadas pelos tribunais”. “No fundo, o que o Vinicius quer é me perseguir, apenas isso”, afirmou.