Vinicius Camarinha confirma filiação no PSDB, partido do prefeito Daniel
O deputado estadual Vinicius Camarinha, por meio de nota, confirmou na noite desta quarta-feira (23) a migração do PSB para o PSDB, partido do governador João Doria, do pré-candidato ao governo paulista, Rodrigo Garcia, e também do prefeito de Marília Daniel Alonso.
A mudança já era esperada nos bastidores políticos, após sinalizações de aliados e do próprio deputado mariliense. Vinicius aproveita o período de janela partidária, em que os parlamentares podem transitar entre as siglas para novas candidaturas, sem prejuízos aos mandatos atuais.
Aliança do PSB de Márcio França – governista antes da chegada de Doria ao Palácio dos Bandeirantes – com o Partido dos Trabalhadores (PT), do ex-presidente Lula, teria sido uma das motivações do experiente político mariliense, que tem relação histórica com os governadores de São Paulo.
Atual líder do governo na Assembleia Legislativa, Vinicius vê em Rodrigo Garcia nome competitivo para 2022, além da possibilidade de ficar mais distante do embate direto previsto entre o ex-presidente Lula e o atual, Jair Bolsonaro (PL).
Em casa, porém, a presença de Vinicius no ninho tucano cria situação inusitada. Daniel Alonso, novo correligionário do deputado estadual, terá a filha, a empresária Dani Alonso (PL), candidata ao mesmo cargo na Alesp em poucos meses.
A convergência parcial da agenda – ao menos partidária – já mostrava sinais com a redução das críticas diretas de Vinicius a Daniel. Nos últimos meses, o parlamentar se ocupou muito mais na interlocução com secretários de Estado, deputados da base e oposição a Doria (visando entregar serviço na Alesp), além de fortalecer pontes com outras lideranças de peso, como o próprio Garcia.
Antes da filiação a recíproca para a não-agressão [dos tradicionais adversários] vinha se mostrando verdadeira, tanto que o prefeito Daniel chegou a dizer, em participação recente no MN Entrevista, podcast do site, que “Marília merecia ter dois deputados”, em alusão à competitividade de Vinicius e o desejo de vitória para Dani Alonso.
REAÇÕES
A chegada de Vinicius ao PSDB, ao menos por enquanto, ainda está sendo “digerida” por grande parte do ninho tucano. O presidente da sigla, Matheus Panssonato, disse ao site que estava surpreso por não ter sido comunicado, mas que a escolha “é natural ele sendo líder do governador na Assembleia”.
O prefeito Daniel Alonso demostrou desconforto e até ímpeto combativo. Ele resgatou o antagonismo. “Alckmin (que anunciou hoje sua ida para o PSB) aceitou o PT; eu não vou aceitar. Os Camarinhas estão pra Marília assim como o Lula está para o Brasil”, comparou o prefeito, ao responder questionamento do MN.
Alguns líderes tradicionais da sigla, incluindo ex-candidatos a deputado pela legenda, ainda não se manifestaram ou preferiram poucas palavras. “Livre arbítrio do Vinicius e do Diretório Estadual”, disse um deles.
Em sua despedida do partido de Márcio França, no qual estava desde o primeiro mandato como deputado estadual – foram quatro – Vinicius dirigiu palavras de gratidão aos correligionários da sigla e defende a decisão. Confira na íntegra.
“Neste momento, antes de mais nada, quero manifestar minha gratidão aos amigos e amigas que fiz nessas últimas duas décadas em que estive nas fileiras do PSB.
Agradecer a generosidade e o carinho que sempre me foram dispensados. Sei que devo muito da minha trajetória ao partido, que é feito de homens e mulheres de bem.
Mas assim é o processo político partidário. Uns chegam, outros seguem outros projetos.
Em nome de seguir honrando os meus compromissos com o povo de São Paulo, compromissos esses que são o combustível que me move, ingresso no PSDB.
Mudo de partido, mas não mudo de lado, de continuar trabalhando por nossos municípios e pelo nosso Estado de São Paulo.
Sigo ao lado dos que mais precisam de políticas públicas; dos mais pobres deste Estado; de nossas crianças; daqueles e daquelas que precisam de atendimento à saúde; das pessoas com deficiência.
Mudo de partido, por entender ser esta mudança necessária para fortalecer o trabalho em defesa desses compromissos, aumentando as conquistas para as pessoas que têm no meu mandato o instrumento de defesa dos seus direitos e sonhos.
Agradeço aos companheiros e companheiras do PSDB pela acolhida.
Vamos em frente
Vinicius Camarinha
Deputado estadual
Líder do Governo na Assembleia Legislativa”