Vinicius Camarinha é eleito mais uma vez prefeito de Marília
Vinicius Camarinha (PSDB) confirmou seu favoritismo e foi eleito neste domingo (6) o próximo prefeito de Marília. Com 100% das urnas apuradas, Vinicius garantiu a vitória, com ampla vantagem. A reafirmação da liderança política deixou para trás a ideia de renovação e também a possibilidade de prorrogação da atual gestão, que há oito anos havia tirado o grupo histórico do poder local.
Com a resposta das urnas, Vinicius, que havia sido chefe do Executivo entre 2013 e 2016, assume mais uma vez o principal cargo na política local. Ele deixa a Assembleia Legislativa (Alesp) a partir de janeiro de 2025, mas reforça sua principal base política e reitera a influência regional.
Vinicius foi eleito prefeito com 62.050 votos (54,73%). Em segundo lugar, ficou Ricardinho Mustafá (PL), com 22.713 votos (20,03%). Garcia da Hadassa (Novo) obteve 18.625 votos (16,43%) e ficou em terceiro. Nayara Mazini (PSOL) recebeu 6.414 votos (5,66%), seguida de João Pinheiro (PSTB), com 3.397 votos (3%), e Lilian Miranda (PCO), com 171 votos (0,15%). Foram registrados 7.793 votos nulos (6,12%) e 6.087 votos em branco (4,78%).
“Fizemos uma campanha de propostas, levando soluções para as pessoas, e fomos recebidos de forma maravilhosa por todos os cidadãos marilienses, em todos os cantos da cidade. Vamos fazer um ótimo trabalho pelo nosso povo, que precisa muito e merece ser feliz, passar por essa fase ruim”, disse Vinicius mais cedo ao Marília Notícia.
BIOGRAFIA
Nascido em Marília, Vinicius Almeida Camarinha é filho do ex-prefeito Abelardo Camarinha e de Maria de Paula Almeida. Ele tem dois irmãos, Rafael (in memoriam) e Gabriel. É casado com a médica dermatologista Beatriz Vilela, com quem tem os filhos Vicenzo e Angelina.
Com berço político, teve aulas práticas dentro de casa e fez política estudantil ainda adolescente. Formado em Direito pela Univem, tem especialização em Direito Administrativo pela PUC-SP e pós-graduação em Gestão de Cidades pela Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).
É advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), entretanto tornou-se muito mais conhecido pelo currículo robusto de homem público.
Foi eleito o deputado estadual mais jovem de São Paulo em 2002. As urnas deram a ele cinco mandatos para a Assembleia Legislativa, sendo o mais recente em 2022, o mandato atual, que ficará pela metade.
LÍDER REGIONAL
A atuação mais destacada de Vinicius ainda é, sem dúvida, na Alesp, onde foi membro de importantes comissões, líder de governo e manteve estreitos laços com o Palácio dos Bandeirantes. A permanência no cargo vinha sido garantida pela habilidade na articulação regional.
Sua carreira também inclui a atuação como Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação durante o governo de Márcio França (PSB), onde foi atuou para fomentar o empreendedorismo e a inovação tecnológica em São Paulo.
Nesse cargo, conseguiu também ampliar influência em organizações como o Complexo Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Centro Paula Souza, sob o ‘guarda-chuva’ da secretaria que liderou, à época.
Para os aliados de Vinicius, retornar à Prefeitura é visto como um passo importante para um político jovem e ambicioso, que ainda tem em mente voos mais altos. O objetivo, agora, é garantir uma gestão executiva bem avaliada, superando os desafios locais.