Vinicius aposta no trabalho e experiência para vencer eleição

Vinicius Camarinha tenta o quinto mandato como deputado estadual por Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Na reta final da campanha eleitoral, com poucos dias para a votação que ocorre já neste domingo (2), o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), aposta na própria experiência e no trabalho realizado ao longo dos quatro mandatos que acumula na Casa, para garantir a vaga. Se confirmada a vitória, o parlamentar mariliense inicia no próximo ano o quinto mandato como deputado estadual.
Formado em direito e pós-graduado em direito administrativo, pela PUC-SP, Vinicius deu início à vida pública nas eleições de 2002, quando foi eleito com 58.409 votos. Assumiu o primeiro mandato como parlamentar em 2003 e se tornou na época o deputado estadual mais jovem a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Na ocasião, Vinicius Camarinha participou das comissões de Constituição e Justiça, Fiscalização e Controle, Defesa do Meio Ambiente, Economia e Planejamento, Cultura, Ciência e Tecnologia. Foi ainda membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Produtivo Paulista.

Governador Rodrigo e Vinicius Camarinha em campanha pela cidade (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Nas eleições de 2006, Vinicius foi reeleito deputado estadual, desta vez com 94.551 votos. Em 2010 conseguiu nova reeleição, com 97.028 votos para o terceiro mandato consecutivo.
Consolidando seu trabalho parlamentar, o mariliense integrou as Comissões de Direitos Humanos, Finanças e Orçamento; presidiu a CPI do Sistema Ferroviário e foi autor da CPI para investigar a situação dos rios em São Paulo.
Vinicius também foi autor de importantes projetos de lei, que tiveram repercussão nacional como: a Lei 12.228/2006 que disciplinou o funcionamento de lan houses e cyber cafés; Lei 12.728/2007 que concede desconto nas inscrições de vestibulares e concursos públicos para desempregados e pessoas que tenham renda de até dois salários-mínimos; e o projeto de Lei 577/2008, que proibiu o fumo nas áreas internas de repartições públicas, bancos, hospitais e escolas. Posteriormente, a proposta foi ampliada pelo governador José Serra e se tornou a Lei 13.541/2009.
Como deputado estadual, o mariliense teve ainda importante participação na conquista da duplicação da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), entre Marília e Bauru.

Deputado e governador em passagem pelo Centro de Marília (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
Vinicius já foi vice-presidente da Alesp em mandatos anteriores e nos bastidores é ventilada a chance do mariliense se tornar presidente da Casa, caso se confirme sua reeleição juntamente com o governador Rodrigo Garcia (PSDB).
O parlamentar também já foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, durante o governo Márcio França. A pasta é considerada uma das mais importantes do governo.
Nas eleições municipais em 2012, Vincius Camarinha foi eleito prefeito de Marília, ao receber 61.767 votos, com 51,78% dos votos válidos. Em 2018 foi eleito deputado estadual, com 65.441 votos para o quarto mandato.
“Nossa eleição de deputado estadual representa a presença de Marília e região lá na capital, representa a garantia de investimentos para todos os hospitais e para todas as entidades, pois são os deputados estaduais que vão decidir para onde vão os nossos impostos estaduais. Por isso que a gente precisa garantir nossa presença lá”, explica Vinicius.

Deputado em recente visita feita a empresa de telesserviços (Foto: Alcyr Netto/Marília Notícia)
O parlamentar é atualmente o único representante de Marília e região na Alesp, onde acumula o papel de líder do governo. Ele foi o deputado que mais conseguiu recursos nos últimos anos para Marília, com total de R$ 4,86 milhões, para diversas instituições.
Em seu atual mandato, Vinicius Camarinha teve fundamental desempenho na conquista do novo Hospital da Criança e da Mulher, que substituirá o Hospital Materno Infantil (HMI), aumentando a oferta de vagas para 62 cidades da região, que são atendidas na média e alta complexidade em saúde na cidade de Marília.
“Queremos garantir todos esses investimentos e vamos continuar firmes, trabalhando com esse propósito, trabalhando com essa intenção, sem se desviar, sem gastar energias com brigas e sem gastar energia com bobagens. A minha energia será destinada para resolver os problemas da população”, conclui Vinicius.