

11 anos. Mais de 95 mil artigos.
5, abr / 2025, 13:10h Boa tarde
O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) assinou ordem de serviço de reforma na Unidade da Saúde da Família (USF) Jânio Quadros, da zona norte, durante vistoria realizada na manhã desta terça-feira (1º).
Segundo o documento, foram autorizados novo calçamento e alambrado, a reforma do telhado, com substituição de calhas, troca de portas, pintura geral, além de reparos elétricos, hidráulicos e sanitários, ao custo de R$ 270 mil.
A lista da ordem de serviço, que seria fixada no painel de entrada da USF, foi ampliada ainda durante a vistoria, a pedido do prefeito, após visitar cada um dos cômodos e áreas externas da unidade municipal.
PRECARIEDADES
Vinicius encontrou uma cena comum a de outros postos de atendimento primário à população. Paredes como mofo, infiltração de água, macas quebradas, ventilador desativado, e até uma mesa sustentada por arames.
“Isso aqui está ‘infrequentável’. Nem pela população nem por funcionários. Está insalubre. É inadmissível isso com a força que nossa cidade tem, ficar nesta situação, completamente abandonada”, falou Vinicius ao Marília Notícia.
De imediato, o prefeito solicitou que fosse acrescentada às reformas previstas a troca de todo mobiliário da USF e a instalação de ar-condicionado no hall de espera. Consultórios e outros espaços já dispõem de climatização.
PROGRAMA NOVO POSTO
A USF Jânio Quadros é a terceira a receber melhorias neste início de gestão municipal. Antes, tinham sido contempladas a USF Toffoli, na zona sul e a USF Vila Barros, onde havia até um cupinzeiro em uma das salas.
As reformas fazem parte do Programa Novo Posto de Saúde, anunciado em janeiro. Inicialmente, devem ser contempladas 10 unidades. As próximas a serem reformadas não foram divulgadas.
“A escolha é técnica, a partir da análise da equipe de engenharia. Foram levantadas quais estavam colocando sob risco seus pacientes e funcionários”, explicou a secretária municipal de Saúde, Paloma Libanio.
A gestora da pasta ponderou que, no momento, o foco está na reestruturação física dos espaços municipais de saúde. “Por enquanto, vamos manter as mesmas equipes das unidades. Nas que serão construídas teremos acréscimo de pessoal”.