Vinicius afirma que prioridade será saúde da criança e da mulher
Empossado ontem (15) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), eleito por Marília e região com 123.316 votos, concedeu entrevista nesta quinta-feira (16) ao Marília Notícia, e reafirmou que a prioridade de seu quinto mandato será a saúde da mulher e da criança. O parlamentar também confirmou o cargo de líder da federação do PSDB e do Cidadania, terceira maior do Legislativo estadual.
“Eu já conquistei uma das obras mais importantes da minha vida, que foi o novo Hospital da Criança e da Mulher, e vou continuar atuando nessa pauta. Temos inúmeras demandas e tudo é importante na vida das pessoas, mas precisamos eleger as prioridades”, afirma Camarinha.
Autor da Lei Estadual Pró-Oncopediatria em vigor, que visa a prevenção e o combate ao câncer infantil, Vinicius tem como um dos objetivos dialogar com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) para que o projeto seja executado.
“A ideia é criar uma rede estadual de oncopediatria para atender as crianças em lugar separado, com toda estrutura e atenção, além de não misturar com o atendimento de outras enfermidades”, explica. Em Marília, o Hospital da Criança e da Mulher, cujas obras estão em andamento, também deve contar com um setor de oncologia infantil.
O deputado destaca ainda a conquista de R$ 5 milhões adicionais no Orçamento do Estado, cujo valor deve ser destinado à compra de equipamentos para o Hospital das Clínicas (HC) da cidade. De acordo com Vinicius, todas as instituições de saúde do munícipio e da região devem receber investimentos importantes nesta legislatura.
“Temos projetos previstos para o Hospital Espírita de Marília (HEM) e para a Maternidade e Gota de Leite. Na Santa Casa, estamos discutindo a construção de uma nova portaria, além de vestiário para funcionários”, adianta Vinicius.
Ainda para este semestre, deve ser inaugurado o novo aparelho de Pet Scan. “Foi através de uma emenda de R$ 2,5 milhões que conseguimos adquirir o aparelho, inédito em Marília e toda a região”, afirma.
O equipamento permite melhor exame e identificação de metástases. Será possível receber atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), no Hospital Oncológico da Unimar (HOU).
“Ouvindo as pessoas nas ruas, o que me chega, e que também é meu sentimento, é que o atendimento à mulher e à criança deve ser prioridade. [Elas] Não podem esperar. Vou focar nessa pauta, além de continuar acompanhando e ajudando na educação, infraestrutura e social”, afirma Vinicius Camarinha.
LÍDER DA FEDERAÇÃO
Camarinha também assumiu a liderança da federação composta pelo PSDB e Cidadania – terceira maior bancada da Alesp, com 11 deputados.
“É uma força a mais para o nosso mandato. Vamos trabalhar coletivamente para ajudar o Estado a enfrentar seus maiores problemas”, pontua o parlamentar.
As federações partidárias são diferentes das coligações. Nas federações, os partidos devem se manter unidos, como uma única sigla, por pelo menos quatro anos. Nas coligações, a aliança se dá somente durante o período eleitoral.
O Partido Liberal (PL) e a federação composta por PT, PC do B e PV são, respectivamente, o primeiro e segundo grupo com maior número de vagas na Alesp. Cada um conta com 19 deputados estaduais.
PRESIDÊNCIA
Com apoio de Vinicius, o deputado André do Prado (PL) foi eleito com 89 dos 94 votos possíveis, nesta quarta-feira (15), para o cargo de presidente da Alesp. Ele comandará o parlamento estadual pelos próximos dois anos.
A nova mesa diretora da Alesp é composta também pelo 1º secretário, deputado Teonilio Barba (PT), e pelo 2º secretário, deputado Rogério Nogueira (PSDB).
Em entrevista ao MN, Vinicius Camarinha acredita que vai conseguir garantir pautas de interesse da região de Marília.
“O deputado André do Prado foi meu vice-líder de Governo na legislatura passada. É um amigo que trabalhou junto comigo. É preparado, foi prefeito de Guararema e será muito importante para discussão das nossas pautas”, concluiu.