Vinicius afirma que não haverá mais multas por radar a partir deste sábado
O prefeito de Marília, Vinicius Camarinha (PSDB), realizou na manhã deste sábado (4) um ato simbólico para suspender as operações dos equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade na cidade.
Durante a ação, ele cortou a fiação de energia dos radares instalados na avenida Tiradentes, próximo à rotatória que liga a via às ruas Carlos Artêncio e das Roseiras. A medida foi oficializada por meio de portaria da Emdurb, publicada no Diário Oficial do Município nesta mesma data, em cumprimento a uma promessa de campanha eleitoral de Vinicius.
A portaria suspende as operações de todos os 18 radares instalados na cidade pela empresa Talentech Tecnologia. Contratada por licitação, a empresa é responsável, desde janeiro de 2023, pela locação, implantação e manutenção dos equipamentos, além da operacionalização de softwares e infraestruturas necessárias para coleta, armazenamento, transmissão e gestão de dados e imagens. Os radares começaram a funcionar em maio do mesmo ano, com um custo mensal de R$ 466,9 mil para a Prefeitura.
Segundo Vinicius, o contrato será rescindido em breve. “A suspensão publicada no Diário Oficial é uma medida cautelar. Vamos dar continuidade ao processo de rescisão do contrato com a empresa, e temos argumentos sólidos para isso. O contrato firmado pela gestão anterior não seguiu normas técnicas, nem levou em conta o fluxo de trânsito ou os tipos mais frequentes de acidentes na cidade. Além disso, esses radares não tiveram um papel educativo, apenas aplicaram multas, o que impactou principalmente os trabalhadores”, afirmou o prefeito.
Vinicius também informou que, até ontem, dia 3 de janeiro, foram emitidas 79 mil multas pelos radares. “A partir deste sábado, dia 4, ninguém mais será multado por esses equipamentos em Marília”, concluiu.