Vigilância esclarece dúvidas sobre o Certificado Internacional de Vacinação
A Vigilância Epidemiológica comunica que a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) está sendo realizada as quartas-feiras, das 8h às 11h e das 14h às 16h.
Esse certificado é o documento que comprova a vacinação contra doenças. Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. O certificado é emitido gratuitamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Se a pessoa vai viajar para o exterior, ela deve consultar se o país de destino exige alguma vacina. Se o seu voo tiver escala ou conexão, deve conferir todos os países por onde vai passar.
As vacinas exigidas nos termos do Regulamento Sanitário Internacional são divulgadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A emissão do Certificado é on-line através do site viajante.anvisa.gov.br, mas antes da realização do cadastro o usuário deve procurar a unidade de saúde de sua área de abrangência e verificar se consta data de aplicação, lote, nome do fabricante, nome de quem aplicou e Coren do profissional, pois caso não seja possível recuperar os dados da vacina será necessário a administração de outra dose”, afirma a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Marília, Luciane Yara Sales Ferreira.
As pessoas com mais de 60 anos e que não tenham os dados corretos da vacina devem ligar na Vigilância Epidemiológica (14 3402-6500) e solicitar mais informações.
Após ter os dados vacinais em mãos, acessar o site e se cadastrar que – no prazo de até 15 dias úteis – o usuário vai receber o certificado digital no e-mail. Cada usuário deve ter seu próprio endereço eletrônico, pois o site não aceita e-mails já utilizados.
“A gente solicita que as pessoas que forem viajar ao exterior entrem em contato conosco na Vigilância Epidemiológica com 60 dias de antecedência da viagem. Desta forma, a gente consegue fazer o passo a passo para que ela recebe o certificado emitido pela Anvisa em seu e-mail. Em função da pandemia, só será realizado o atendimento mediante agendamento prévio pelo telefone (14) 3402-6500”, conclui a enfermeira Luciane Ferreira.