Vigilância de Garça vistoria imóveis fechados em parceria com imobiliárias
A Prefeitura de Garça tem tentado acabar com possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypt na cidade.
Já foi feita a coleta de 156 toneladas de inservíveis, além de bloqueios contra a dengue, nebulização de áreas onde há confirmação de casos positivos, entre outras ações informativas e educativas que são encabeçadas pela Secretaria da Saúde em parceria com vários departamentos.
Uma das ações, que demonstrou eficácia e segue sendo realizada, é a parceria entre a Saúde, por meio da Vigilância, e as imobiliárias da cidade.
Através dessa iniciativa, os agentes estão percorrendo imóveis que se encontram fechados, sejam por estarem disponíveis para o aluguel ou para venda, e nos quais suas chaves estão em posse das imobiliárias atuantes no município.
O objetivo da ação é a verificação interna e externa desses imóveis, para que sejam identificados possíveis criadouros e que esses sejam eliminados.
Através dessa parceria, o agente e um responsável da imobiliária percorrem os imóveis, fazem a verificação, a aplicação de larvicida em vasos e ralos, além de vedar temporariamente o acesso deles com o ambiente.
A ação tem como propósito garantir que aquele imóvel, mesmo sem residentes nesse momento, não se torne um possível criador, uma vez que a água parada em ralos e no vaso sanitário podem servir de abrigo e local de possível reprodução do mosquito.
Durante a visita, o agente também verifica se há restos de construção, madeira, tijolos ou outros materiais que podem servir de abrigo para escorpiões e, quando verificada a existência, a imobiliária é avisada para que seja feita a remoção do material.
A cidade tem 33 casos confirmados de dengue até o dia 18 de fevereiro, outros 150 estão em investigação, segundo o último boletim divulgado.