Vídeo flagra cavalo exausto, forçado a se levantar; Polícia Civil investiga maus-tratos

A Polícia Civil de Marília investiga um possível caso de maus-tratos a animal após a circulação de um vídeo nas redes sociais, acompanhada de denúncia formal. As imagens mostram um homem forçando um cavalo, visivelmente exausto, a se levantar e andar. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (28), no bairro Santa Antonieta, zona norte da cidade.
A situação foi registrada na rua Doutor Paulino Botelho Vieira, em frente a um bar. A denúncia foi formalizada nesta quinta-feira (29) no Plantão Policial de Marília pela dirigente de uma ONG de defesa e proteção animal do município.
Segundo o relato, a entidade recebeu denúncias e imagens gravadas por pessoas que presenciaram a situação. No vídeo, um homem vestindo camiseta vermelha e boné tenta montar repetidamente no cavalo, que demonstra claros sinais de exaustão e dificuldade para permanecer em pé.
Ainda conforme as imagens, o animal cai duas vezes enquanto o suspeito insiste em fazê-lo se levantar e conduzi-lo. Pessoas que estavam no local alertam sobre o estado do cavalo e pedem para que o homem interrompa a ação.
De acordo com o registro policial, testemunhas que presenciaram os fatos e tentaram intervir foram identificadas e poderão colaborar com as investigações. O autor também foi identificado.
Uma empresa veterinária terceirizada da Prefeitura de Marília, responsável pelo resgate e atendimento de animais, foi acionada e esteve no local. Até o momento, o serviço municipal e voluntários não confirmaram o resgate do cavalo, que poderá ser retirado do tutor caso sejam constatados maus-tratos.
A conduta apurada pode se enquadrar no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).