Vídeo flagra catadores descartando lixo em terreno
Um vídeo feito por um morador neste sábado (6) denuncia o despejo irregular de materiais inservíveis em um terreno baldio na rua José Batista de Souza, no bairro Vila Maria, zona Oeste da cidade.
Nas imagens aparecem dois homens selecionando os materiais dentro de um carrinho. Os itens que não interessavam eram depositados no terreno.
“Ali virou um depósito de entulho. Eles [catadores] devem sair recolhendo reciclagem, e o que não querem vão lá e descartam. Pode virar um criadouro de mosquito da dengue”, reclama o morador, que prefere não se identificar, ao Marília Notícia.
No sábado (6), o MN chegou a divulgar outro caso de depósito irregular de lixo em uma área no bairro Rubens de Abreu Izique, zona Sul de Marília. Por conta do problema, escorpiões e cobras começaram a invadir as casas da redondeza e assustar moradores.
MULTA
A Prefeitura de Marília informou que tem detectado novos focos de descartes irregulares, mesmo com todas as informações e orientações passadas à população quanto aos perigos da prática, que contamina o solo e o lençol freático, e servem como abrigos para animais peçonhentos.
“Ainda são encontrados locais recebendo resíduos que poderiam facilmente ter o destino correto, como a reciclagem, por exemplo”, afirma em nota.
De acordo com a legislação, a multa para quem for flagrado jogando lixo e entulho em terreno baldio é de R$ 561,33 – a mesma é garantida através da Lei Complementar 13/92 de 13 de janeiro de 1992. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Divisão de Fiscalização de Posturas, no (14) 3402-6000.
A limpeza do terreno em questão já foi incluída no cronograma da Secretaria do Meio Ambiente e Limpeza Pública.