Veterinário denuncia abandono de dezenas de gatos em chácara da zona leste
Dezenas de gatos estão em situação precária em uma chácara abandonada no bairro Novo Horizonte, zona leste de Marília. Segundo a denúncia, a antiga moradora do local teria se mudado sem levar e nem providenciar abrigo para os felinos.
De acordo com a denúncia, apresentada à polícia por um veterinário, a mulher vivia na casa com cerca de 80 gatos. No entanto, ao se mudar, ela teria aberto a porta do gatil e deixado os animais sem comida ou água.
Os gatos estariam, ainda conforme a denúncia, debilitados e famintos. Alguns já estão invadindo chácaras vizinhas em busca de alimento, correndo risco de serem atacados pelos cães.
O veterinário conta que, por presenciar o sofrimento dos animais, decidiu denunciar o caso à polícia. A mulher foi identificada apenas pelo primeiro nome. Ela seria uma servidora municipal aposentada, que trabalhava em uma unidade de saúde da zona leste.
O abandono de animais é crime, conforme o artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98), que teve penas aumentadas a partir de 2020, inclusive com a possibilidade de prisão em flagrante.