Versão feminista do Museu da Empatia, de Londres, está no Senac
O Senac Marília recebe até o dia 4 de maio, a exposição gratuita Museu da Empatia Feminista. Desenvolvida originalmente por um grupo de alunas do Senac Lapa Faustolo, em São Paulo, a mostra apresenta a versão feminista do famoso Museu da Empatia, inaugurado em Londres, em 2015. A visitação, gratuita, ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, das 8 às 14 horas.
A mostra reunirá áudios, peças de roupas e outros objetos pessoais, todos acompanhados por frases mencionadas durante episódios de assédio sexual. O objetivo da ação é despertar empatia nos visitantes e propor debates e reflexões sobre respeito e o combate à violência contra a mulher.
A exposição será interativa e estará no formato multimídia, o que permite ao visitante conhecer as histórias contadas e representadas em cada objeto pessoal das protagonistas. Através de um QR Code, posicionado em cada peça, além da disposição de fones de ouvidos, o público terá acesso a áudios e textos. Para ouvir e ler o conteúdo, basta posicionar o celular e escanear a imagem do código impresso.
Além do museu, os visitantes poderão participar, no dia 16 de abril, das 19h30 às 21h30, da mesa redonda Novas Velhas Práticas das Violências no Cotidiano Feminino, que tem como premissa apresentar os impactos da agressão e como combater essas situações. A atividade será mediada por Tereza Cristina Albieri Baraldi e Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, especialistas em educação e sociologia, e integrantes do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília. Para participar, é necessário se inscrever no Portal Senac: www.sp.senac.br/marilia.
Para Maira Latorre Lopez, gerente em exercício do Senac Marília, é importante promover a reflexão e levar ao conhecimento do público os casos e as crescentes taxas de feminicídio, assédio e preconceitos sofridos diariamente por mulheres no Brasil. “São histórias e números reais utilizados para a concepção da exposição, que agora está no Senac Marília.”
Serviço:
Museu da Empatia feminista
Data: até o dia 5 de maio de 2019
Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas; sábado, das 8 às 14 horas
Entrada gratuita
Mesa redonda: Novas Velhas Práticas das Violências no Cotidiano Feminino
Data: terça-feira, 16 de abril de 2019
Horário: das 19h30 às 21h30
Palestrantes: Tereza Cristina Albieri Baraldi, advogada com especialização em psicologia, possui mestrado e doutorado em educação. É membro fundadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília. Tânia Suely Antonelli Marcelino Brabo, graduada em pedagogia pela Unesp, possui mestrado em educação, doutorado em sociologia e pós-doutorado em educação pela Universidade do Minho-Braga-Portugal. É professora doutora da Unesp Marília, coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília e líder do grupo de pesquisa NUDISE – Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação.
Senac Marília
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Informações e inscrições: www.sp.senac.br/marilia