Após pedido de CPI, vereadores elogiam gestão da Saúde Municipal
Os vereadores Elio Ajeka (PP) e Vânia Ramos (Republicanos) elogiaram a gestão da saúde pública em Marília na manhã desta quarta-feira (28) durante a entrega, na zona Sul de Marília, do Polo Emergencial Covid, que visa aliviar o colapso no pronto atendimento.
Os comentários positivos dos parlamentares vieram dois dias após eles apresentarem, junto com outros quatro vereadores, um pedido para a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar gastos municipais com a pandemia.
Ajeka e Vânia já integram, junto com Ivan Negão (PSB), uma comissão especial de acompanhamento da Covid-19 em Marília. O colegiado propôs a investigação depois de um mês sem resposta para vários questionamentos.
Os três assinaram o pedido de CPI – documento contava com nome de Negão, mas não com a rubrica – junto com Rogério Alexandre da Graça (PP), Danilo Bigeschi (PSB) e Júnior Féfin (PSL).
Solicitação deve ser colocada para votação na próxima segunda-feira (3) e já tem os votos mínimos para ser aprovada.
Caso a investigação seja aberta, o presidente da Câmara, vereador Marcos Rezende (PSD), tem o poder de indicar os nomes dos três integrantes.
Na frente do prefeito Daniel Alonso (PSDB), do secretário da Saúde de Marília, Cássio Luiz Pinto Junior, e dos servidores da pasta, o vereador Elio Ajeka – que preside a comissão especial de acompanhamento – parabenizou os esforços do governo.
Ele disse que, na última sexta (23), esteve no Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e ficou “felicíssimo pela forma que vocês estão trabalhando. Não sei se estou enganado, mas parece que estamos dando uma ‘diminuidinha’ nessa pandemia”, destacou.
O vereador pontuou ainda que “o fato de não termos visto nenhum paciente na sala de espera” do PA, traz “uma esperança boa”.
Ajeka aproveitou para enaltecer o Polo Emergencial Covid. “Fico feliz de [ver] todo o investimento que vocês fizeram”, afirmou o vereador. “Sei que é um grande passo que vocês estão dando, Cassinho, Prefeito, de tudo isso daqui. Vocês estão de parabéns”.
A saudação também foi repetida pela vereadora Vânia, mas com foco principal na equipe, “do Samu, enfermagem, médicos”. “Vocês estão se desdobrando em mil para darem o melhor de si”, elogiou.
A parlamentar também destacou que tem visto “as pessoas aqui sendo acolhidas com muito amor, carinho e dedicação”.
Durante o evento, o prefeito e o secretário da Saúde não fugiram do assunto CPI e disseram que a apuração é bem-vinda, já que não têm nada a temer.
Cássio aproveitou para destacar que não respondeu os questionamentos feitos pela comissão de acompanhamento da Covid no prazo porque estava 100% focado em viabilizar o Polo Emergencial Covid, que deve receber pacientes do PA Sul e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, com o objetivo de salvar vidas.