Verão de Marília registra frio de 16,4°C no início de 2023
Um verão com cara de inverno atinge Marília neste início de 2023. As temperaturas mais frias no Sudeste e em parte do Sul não são comuns para essa época do ano. A chuva não tem dado trégua em várias partes do país e essa condição seguirá da mesma forma pelo menos até o começo da próxima semana.
Os últimos dois dias foram de queda na temperatura, com o mariliense sendo obrigado a tirar do guarda-roupas a blusa que estava guardada desde o fim do inverno. A queda, com mínima de 16,4ºC nesta sexta-feira (6) e fortes ventos, não é típica desta época do ano, que tem característica de chuvas e forte calor.
Algo parecido aconteceu no ano passado, quando foi registrada a temperatura mínima de 16ºC no dia 10 de janeiro. Em 2021, a mínima em janeiro foi no dia 4, com 17,7ºC e em janeiro de 2020 no dia 25, com 17,2ºC.
O estudante Diogo Cirilo, que cursa Relações Internacionais na Unesp, saiu agasalhado de casa. Ele acredita que antes não era desse jeito, com uma temperatura de inverno em pleno verão.
“Está mesmo muito frio nesses últimos dias. Eu converso com o meu avô e ele sempre fala que Marília tinha os climas muito bem definidos em cada estação, mas agora está essa bagunça”, conta Cirilo.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mudança climática ocorre devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico ajuda a manter a atuação da ZCAS em parte do Brasil.
Neste sábado (7), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. A noite deverá contar com muita nebulosidade, mas sem probabilidade de chuvas. A mínima prevista é de 17ºC e a máxima de 25ºC.
Já no domingo (8), o mariliense deve enfrentar pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperatura mínima de 18ºC e máxima de 25ºC.