MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Regional
sáb. 17 ago. 2024
EDUCAÇÃO

Vera Cruz cumpre apenas uma parte da meta do Ideb no Ensino Fundamental

Cidade teve melhora na Educação de responsabilidade da Prefeitura, mas nem todas as metas foram cumpridas.
por Wesley Murici

A cidade de Vera Cruz cumpriu parte da meta estabelecida no âmbito da rede municipal do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) que avalia a educação pública no país. Os dados foram divulgados quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No Ensino Fundamental I, que corresponde do 1º ao 5º ano, Vera Cruz cumpriu a meta de 6,5 esperada para 2023, superando os 5,7 de 2021.

O Ensino Fundamental II, do 6º ao 7º ano, o município obteve 5,7 em 2023, frente aos 5,5 de 2021, ainda assim atrás da meta proposta de 6,6.

Já no Ensino Médio, que representa do 1º ao 4º ano, a média foi de 4,5 em 2023, ligeiramente à frente dos 4,4 de 2021, porém, pouco abaixo da meta de 4,6.

Vale lembrar que o ensino fundamental é de responsabilidade do município, enquanto o ensino médio fica a cargo do governo estadual.

O Ideb avalia, a cada dois anos, a qualidade da educação por meio da combinação de taxas de aprovação e resultados das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A média é definida de 1 a 10, baseada no desempenho dos alunos no Saeb. Também são definidas metas para os próximos índices.

VERA CRUZ

A Secretaria da Educação de Vera Cruz disse ao Marília Notícia que investiu na formação dos professores, o que foi fundamental para o sucesso parcial. Ainda segundo o município, outro fator importante foi aderir a vários programas estaduais e federais na Educação com reforço de leitura com livros lúdicos que incentivam o aprendizado de forma mais envolvente.

Atualmente, a rede municipal de ensino dispõe de aulas de inglês, o que, conforme a secretaria, “trouxe um impulso positivo para alunos e professores.” Por fim, concluiu, ressaltando o comprometimento de ter todos os alunos alfabetizados até o segundo ano.

ESTADO

Questionado pelo Marília Notícia, o governo estadual afirmou que os resultados da edição 2023 do Ideb, divulgados nesta quarta-feira (14) pelo Ministério da Educação, “reforçam o diagnóstico feito pelo governo do Estado no início da gestão, que aponta defasagem na aprendizagem e a necessidade de implementar medidas para recuperar o déficit acumulado ao longo da pandemia e que ainda reflete nas avaliações dos alunos da rede.”

Conforme nota enviada ao MN, as principais ações, implementadas a partir do segundo semestre do ano passado, incluem “apoio à alfabetização na idade certa em parceria com municípios paulistas, recuperação semestral com foco na recomposição da aprendizagem e ampliação de cursos de formação continuada para professores.”

No Ensino Médio, foi reduzido de 11 para três o número de itinerários formativos. A matriz curricular aumentou em 60% o tempo de aprendizado de língua portuguesa de 10 para 16 aulas semanais. Em matemática, o percentual foi de 70% – de 10 para 17 aulas e a inclusão na grade de educação financeira. 

A Secretaria da Educação afirma que ampliará ainda o número de cidades que terão a oferta de ensino técnico na rede — das atuais 349 para uma perspectiva de estar em 463 municípios, um aumento de 32,6%. Em 2022, o técnico era oferecido a alunos de 161 cidades paulistas.

A Seduc-SP também diz que aperfeiçoou os mecanismos de acompanhamento do rendimento escolar dos estudantes. Em média, após a terceira falta consecutiva, a equipe da escola aciona o aluno e medidas de acolhimento são tomadas para garantir o retorno às salas de aula.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie