Vera Cruz comemora 98% no Índice de Fluência Leitora e lidera em SP, afirma Prefeitura
A Prefeitura de Vera Cruz comemorou o indicador atingido pela cidade no Índice de Fluência Leitora, que mede a habilidade dos estudantes de ensino fundamental, em relação à leitura. Conforme nota divulgada pelo município, o indicador divulgado em 2024 – teste aplicado no final de 2023 – chegou a 98% e colocou a cidade na liderança entre os 645 municípios do Estado.
O feito posiciona Vera Cruz entre os 100 melhores municípios do Brasil neste indicador. Os resultados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e ajudam a orientar os educadores, com base na evolução.
“A conquista ressalta o comprometimento e a competência dos educadores locais, cujo esforço incansável foi fundamental para o desenvolvimento das habilidades de leitura e interpretação dos alunos”, disse a diretora local de Educação, Bianca Otreira.
Bianca expressou gratidão pelos investimentos realizados na área educacional. “Somos campeões em Fluência Leitora em SP. Parabenizamos cada professor, cada aluno que se dedicou para que conseguíssemos esse excelente resultado. Agradeço imensamente ao nosso Prefeito Davoli por ter investido para que nossa educação seja cada vez mais de qualidade”, completou.
COMO FUNCIONA?
Para o teste, os professores das salas de 2º ano contam com o apoio do aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação). Esse aplicativo grava a leitura dos alunos e agiliza o acesso aos resultados.
As crianças têm acesso a textos pré-definidos e são consideradas leitoras fluentes aquelas que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
Na última avaliação da Fluência Leitora, 64% das crianças matriculadas nas unidades estaduais e em 600 municípios participantes eram consideradas leitoras iniciantes ou fluentes. A meta é que a Educação de SP amplie esse percentual para 90% até o ano de 2026.