Ventania causa estragos e transtornos em cidades da região
Uma ventania de até 65 km/h que atingiu Marília nesta quarta-feira (13) causou estragos também em várias cidades da região. Felizmente não há registros, até o momento, de acidentes mais graves ou vítimas em decorrência das fortes rajadas de vento.
Em Santa Cruz do Rio Pardo (distante 100 quilômetros de Marília) um incêndio que começou em um canavial saiu do controle com a ventania. “Passou para o mato e ainda queimou um barracão e equipamentos da Prefeitura. Não me lembro de ter visto um vento deste”, relatou o cabo Simili, do Corpo de Bombeiros da cidade.
O barracão fica uma área de tratamento de transbordo da Prefeitura e os equipamentos são uma máquina de esteira e uma trituradora de galhos. De acordo com o Executivo Municipal, a estimativa inicial de prejuízo é de cerca de R$ 300 mil.
Além dos bombeiros, a brigada de incêndio de uma usina sucroalcooleira e Defesa Civil da cidade participaram da ação para controlar o fogo, que só foi extinto no final da noite.
Já em Oswaldo Cruz (distante 120 quilômetros de Marília), o vento arrancou parte do telhado da antiga Máquina de Café, na Vila Esperança. A informações são de que casas e fios de energia também foram danificados pelas rajadas.
O vendaval chegou a atingir 83,52km/h em Presidente Prudente (distante 177 quilômetros de Marília), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Toda região registrou prejuízos e até árvores foram arrancadas do chão. Em Lucélia (distante 134 quilômetros de Marília) um poste de sinalização foi derrubado pela força do vento.
Em Marília, uma moradora do bairro Maracá divulgou na rede social que uma barraca de verduras virou com a ventania, enquanto a comerciante e o filho estavam dentro dela.
Felizmente, os dois sofreram apenas alguns arranhões e moradores ajudaram a recolher as mercadorias que ficaram espalhadas pelo chão.
De acordo com a Defesa Civil do Estado, por meio do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), em contato com Corpo de Bombeiros e com o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Marília, não houve acionamento para atendimento de ocorrências.