Veja como emagrecer com a dieta da água alcalina
O que é a água alcalina
Os benefícios de tomar bastante água todos os dias se multiplicam quando a água comum é substituída pela alcalina. O líquido da torneira, do filtro ou da garrafa costuma ter pH até 7, o que o torna ácido, explica a nutricionista Daniella Simantob Horn.
No entanto, esse não é o ideal para o nosso organismo funcionar bem ele precisa de um pH alcalino, que é por volta de 7,5 (em uma escala que vai até 14). Nossa alimentação, rica em alimentos industrializados, sódio, açúcar e gordura e pobre em minerais, deixa nosso corpo potencialmente ácido. Beber água alcalina ajuda a neutralizar os efeitos da acidez, melhorar a oxigenação das células e eliminar toxinas, diz Daniella.
Como preparar a sua em casa
Você pode substituir a água que consome diariamente pela alcalina, inclusive a de cozimento. Uma maneira de fazer isso é instalando um filtro ionizador na cozinha, que retira o cloro e acrescenta minerais alcalinos à água, além de purificá-la. Existem aparelhos que custam entre R$ 300 e R$ 1 000. Mas também é possível utilizar ingredientes simples e baratos para alcalinizar a água da torneira ou mineral. Tomar um copo em jejum, com o organismo limpo, é ótimo para ativar o metabolismo, fala Dafne. Veja como fazer:
· Com sal marinho: dilua 1 colher (café) em 1 litro de água e tome no mesmo dia.
· Com limão: esprema metade de um limão num copo (100 ml) de água e beba na hora, para não perder as propriedades nem amargar.
Além da água, coloque no dia a dia os alimentos com alto poder alcalinizante
· Frutas, legumes e verduras: melancia, limão, melão, laranja, lima-da-pérsia, manga, maçã, cebola, alho, salsinha, brócolis, abobrinha, batata-doce.
· Grãos, sementes e castanhas: quinoa, amaranto, arroz selvagem, castanha de caju, amêndoa, castanha portuguesa.
· Laticínios: queijo, leite e iogurte de soja e de cabra.
· Bebidas: chá-verde, de gengibre, hibisco, alecrim e carqueja.