Balanço mostra produtividade de vereadores no primeiro semestre
A última sessão ordinária da Câmara de Marília do primeiro semestre de 2019 aconteceu na última segunda-feira (25) e mais uma vez o Marília Notícia fez um levantamento sobre a produtividade de cada vereador no período. As informações estão traduzidas no gráfico acima e ao final desta matéria.
Os dados são quantitativos – ou seja, baseados em quantidade e não qualidade. Foram catalogados os números de projetos, requerimentos e indicações de cada um dos 13 parlamentares municipais.
Para comparar com o mesmo período de 2018, clique aqui. Para fazer a comparação com o último semestre, clique aqui.
Nos infográficos a categoria “projetos” engloba tanto projetos de lei, de lei complementar, resolução entre outros – uma das principais atividades dos vereadores, assim como a fiscalização do Executivo.
E o presidente da Câmara, Marcos Rezende (PSD) foi quem mais apresentou projetos, com 21 proposituras. Em seguida, Delegado Damasceno (PSDB), com 9. Por último ficaram Cícero do Ceasa (PV) e Coraíni (PTB) empatados com dois cada.
No caso dos requerimentos Rezende também se estabeleceu no primeiro lugar, com 150. Albuquerque (PRB) aparece em segundo com 99 e Delegado Damasceno (PSDB) em terceiro com 98. O último colocado foi José Luiz Queiroz (PSDB), com 22.
No ranking de indicações ficaram empatados em primeiro lugar João do Bar e Damasceno, com 126 cada. Marcos Rezende vem em seguida com 124. Já Nardi é o vereador que menos utilizou tal prerrogativa, com 75 protocolos no primeiro semestre deste ano.
Entenda
Tradicionalmente os projetos são apresentados em menor quantidade do que os requerimentos e indicações. Nos infográficos elaborados pelo MN eles receberam peso 10, apenas para melhor visualização dos dados.
Já as indicações são utilizadas como sugestões de áreas da cidade que precisam de certos serviços públicos, como poda de árvores e manutenção do asfalto.
Os requerimentos são ferramentas oficiais para exigir respostas do município, informações públicas que não são facilmente acessíveis e também reivindicar demandas populares.
Requerimentos também são aplicados em larga medida para destinar algum tipo de benefício para os redutos eleitorais dos vereadores.
Outra possibilidade são os amplamente utilizados votos de pesar e congratulações que aparecem entre os requerimentos.
É possível saber exatamente em detalhes quais foram as proposituras de cada vereador. Basta clicar aqui e depois no parlamentar desejado. Em seguida, o levantamento pode ser obtido em “proposições”.