Veja 10 motivos para seu filho estudar na escola Maple Bear
Presente em 20 países, com 423 unidades espalhadas pelo globo – sendo 122 só no Brasil – a escola canadense Maple Bear logo se tornou uma das principais referências em educação em todo o mundo. A unidade de Marília, implantada no ano passado, trilha o mesmo caminho.
“Eu estive no Canadá e visitei mais de 10 escolas antes de implantarmos a Maple Bear em Marília. Nossa diretora morou e deu aula seis meses lá nessa metodologia. O modelo de educação é incrível, funciona no Canadá e em todos os países que a Maple Bear está presente, como no Brasil há mais de 15 anos. A equipe é muito capacitada e está sempre melhorando. Nós buscamos criar essa cultura de aprendizado na escola”, disse o diretor de admissão da Maple Bear, César Sampaio.
Segundo Sampaio, o Programa de Educação Maple Bear utiliza centros de aprendizagem em que são desenvolvidas atividades de forma independente, em grupos pequenos ou grandes. Os alunos estão sempre ativos, participando, fazendo e perguntando.
Um dos diferenciais do ensino é que a Maple Bear é a única escola bilíngue de verdade, que trabalha com 100% de imersão até os 4 anos e bilíngue a partir dos 5 anos. Em Marília, a educação é voltada para crianças de 1 a 7 anos, do berçário até o 2º ano do Ensino Fundamental. Inclusive já foi iniciada obra em área própria para atender até o Ensino Médio.
A equipe do Marília Notícia foi convidada para conhecer a escola que fica na zona Leste da cidade e elencou 10 motivos que podem motivar qualquer pai a matricular seus pequenos na unidade. Veja abaixo.
Educação holística
O aprendizado acontece em quatro esferas – física, intelectual, emocional e social. A educação holística tem o objetivo de inspirar a celebração interior pela vida, pela paixão de aprender e pelo desenvolvimento da capacidade criativa.
Com aulas de educação física, artes e música, a escola propõe respeito, diálogo, diversão e descoberta, além de muita leitura e auto conhecimento. São atividades que estimulam as múltiplas inteligências e o pensamento de ordem superior (refletir, criticar, construir e resolver problemas). Com isso a criança se desenvolve na sua integridade, aprendendo para a vida.
Disciplina positiva
Ensina respeito a criança por meio do diálogo, como resolver seus problemas e quais as consequências de seus atos. Para o colégio, as crianças precisam desenvolver habilidades ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos.
A ideia é baseada no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa.
Visita e treinamento com canadenses
A equipe da escola está em constante treinamento. Treinadores canadenses vem para a Maple Bear quatro vezes ao ano. O último que esteve em Marília permaneceu quatro semanas treinando os professores e toda a equipe.
Eles interagem com alunos, a família e toda a equipe. A escola já recebeu até o ex-ministro da Educação da província de Ontário no Canadá.
Esses treinadores são experts, com mais de 30 anos de experiência em educação no Canadá, que somam bastante conhecimento e trazem técnicas diferenciadas e atualizadas, sempre estimulando a escola a refletir sobre suas próprias práticas. O treinamento oferece o melhor na Educação Canadense.
Além disso, durante as férias de janeiro e julho, a equipe acadêmica de Marília viaja a São Paulo para uma semana de treinamentos com experientes educadores canadenses sobre diversos temas – como necessidades especiais, disciplina positiva, letramento, matemática, resolução de problemas, aprender brincando, planejamento e gestão de salas, princípios e pilares da educação canadense, entre outros.
Bilinguismo
O aluno que estuda na Maple Bear ‘vai ao Canadá todos os dias’. O bilinguismo não é só dominar uma segunda língua, significa aprender a pensar em dois idiomas.
Com a imersão completa no idioma nos anos iniciais, as crianças se tornam bilíngues de verdade, e são capazes de navegar, com conforto e naturalidade, em ambientes onde tanto o inglês quanto o português são utilizados.
Salas de aula estimulantes
As salas de aula são amplas, estimulantes, acolhedoras, organizadas e repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.
Elas não tem o formato tradicional (apenas carteiras e lousa). São compostas por pequenas mesas, que formam pequenos grupos, para estimular as crianças a trabalhar em equipe. Na sala é possível desenvolver várias atividades para que eles possam aprender brincando.
Aprendizado ativo
Estudar é muito mais do que apenas pegar um livro e ficar lendo. É preciso envolver todos os sentidos se você quiser realmente aprender de verdade. Na Maple Bear o aluno aprende brincando e resolvendo seus problemas.
Os benefícios da aprendizagem ativa são muitos, pois melhora as habilidades interpessoais e de pensamento crítico, aumenta a retenção de informações e amplia a motivação. Coloca o aluno como protagonista do seu desenvolvimento.
Professores capacitados e planejamento de aulas
Toda a equipe da Maple Bear é muito capacitada. É o chamado ‘Dream Team’ (equipe dos sonhos). O planejamento das aulas é feito em cima do currículo canadense em conjunto com a diretora, Heloisa Sampaio, e a coordenadora da escola, Becky Milano.
A diretora tem duas graduações e uma pós-graduação na Universidade de Winnipeg no Canadá. A coordenadora tem PhD em Educação na PUC de São Paulo e também é fluente em inglês.
As turmas de 1 ano contam com uma professora e duas auxiliares para no máximo 12 alunos. As turmas de dois e três anos com uma professora e duas auxiliares para 18 alunos.
A partir de quatro anos, quando os alunos exercitam ainda mais a autonomia e independência, as turmas contam com uma professora e uma assistente. Todos os professores da parte do programa em inglês são pedagogos e fluentes na língua.
Valores
Cuidar. Compartilhar. Aprender. São os pilares da Maple Bear e estão expostos e visíveis em toda a escola. Os alunos cuidam da natureza, uns dos outros, compartilham os brinquedos e descobertas. Estão lá para aprender, errando, experimentando e vivenciando.
Além disso, quase tudo é compartilhado entre os alunos, que só levam na mochila produtos de higiene pessoal. Todos os brinquedos, livros, lápis, giz, e inclusive o lanche saudável e nutritivo, é oferecido integralmente pela Maple Bear.
A escola atua com o objetivo de formar cidadãos, ou seja, não só crianças e adultos bilíngues, mas pessoas independentes, que têm inciativa, preparo e autonomia para serem bem sucedidas nos estudos e na profissão que escolherem. Pessoas resilientes, respeitosas e tolerantes que saibam aprender.
Método científico para crianças
Incentivo à experimentação, ao desafio intelectual, à descoberta e à solução de problemas.
Brincando, as crianças testam suas próprias hipóteses e assim fazem descobertas. Os professores assumem a responsabilidade de criar oportunidades para os alunos investigarem, explorarem e descobrirem. As aulas se tornam uma experiência agradável em um ambiente seguro e estimulante.
O principal objetivo é que as crianças desenvolvam a paixão por aprender durante toda a vida. Alunos curiosos, confiantes, independentes, analíticos, flexíveis, criativos e preparados, além de naturalmente bilíngues.
Método canadense funciona
Este método não é um sistema novo em teste. É algo que já existe, funciona e é aprimorado no Canadá por mais de cinco décadas.
O Canadá colhe os resultados e na última edição do PISA (maior teste comparativo entre países do mundo realizado pela OCDE) foi o melhor avaliado em Leitura, Ciência, Matemática e Resolução de Problemas entre países falantes do Inglês. A Maple Bear prepara seus filhos para o mais alto desempenho acadêmico e profissional no mundo.
Serviço
A Maple Bear em Marília fica na rua José de Abreu Neto, 677, no Jardim Esmeralda II. O telefone é (14) 3367-1677.
“Nossa missão é oferecer um sistema de ensino centrado nos alunos em um ambiente seguro e estimulante, que desperte a paixão pela aprendizagem ao longo da vida”, finalizou Cesar Sampaio.