No dia 11 de junho, Varpa – distrito de Tupã (distante 75 quilômetros de Marília) – vai sediar o Festival de Bandas, Fanfarras e Orquestras.
A festa, que marcada para 8h, contará com a participação da Banda Marcial Maestro Antônio Boschin e da fanfarra da Emef Professor João Geraldo Iori como representantes locais.
O festival recebe ainda a Banda Marcial de Osvaldo Cruz e as fanfarras municipais de Queiroz e Guaimbê.
Os grupos de percussão sairão da Praça André Klavin em direção ao obelisco do Monumento da Liberdade da Letônia, na praça central. Conforme o subsecretário de Cultura, Luis Carlos Sanches, um palco estará montado para realização das apresentações.
“Este evento permite um intercâmbio de experiências entre os músicos, além de promover contato da população com este tipo de expressão artística. Aproveito para parabenizar os maestros e cidades que mantêm a tradição de bandas e fanfarras, que são uma importante ferramenta social, ensinando crianças e adolescentes”, destaca.
Ao final, a comissão organizadora prevê realizar um desfile pela avenida Brasil, principal via do distrito, em direção à pousada Kluss Laiks, que vai oferecer uma recepção com lanche para os integrantes das bandas.
O prefeito Caio Aoqui (PSD) afirma que o Festival de Bandas, Fanfarras e Orquestras integra o Prêmio Nacional de Artes da Estância Turística de Tupã, sendo pautado na lei municipal 4.650, de 2013, para incentivo e difusão da cultura e do turismo no município, região e estado.
“Para nós, é uma alegria receber esse encontro musical, que fomenta o ensino da música e da arte para crianças e jovens. Agradeço aos municípios paulistas de Guaimbê, Osvaldo Cruz e Queiroz, por participarem. Convido as famílias de Varpa e de Tupã para prestigiarem este dia, que será um verdadeiro espetáculo”, finaliza.