MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
seg. 08 fev. 2021

Após 8,1 mil doses aplicadas, vacinação começa para superidosos

por Leonardo Moreno

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Marília alcançou 8,3 mil pessoas até a tarde do último sábado (6) e só agora, nesta segunda-feira (8), o imunizante começa a chegar ao público com mais de 90 anos, o grupo chamado de superidosos.

Os dados da vacinação são do Estado e, apesar de já terem sido imunizadas pessoas através de critérios duvidosos – como instrutores de pilates, nutricionistas de clínicas particulares, funcionários de clínicas de estética e funcionários de academias – não há previsão oficial sobre a data de início da vacinação para professores.

Os docentes da rede estadual inclusive anunciaram estado de greve após anúncio da volta às aulas presenciais sem a devida imunização da categoria. Trabalhadores das forças de segurança também reivindicam prioridade após mudança de classificação da classe pelo Ministério da Saúde.

Segundo o plano municipal, antes dos professores, ou qualquer outra categoria, 43 mil pessoas devem receber a primeira dose, pois são consideradas integrantes dos grupos prioritários – atuantes na saúde e idosos com mais de 60 anos.

De acordo com a Prefeitura de Marília, no último final de semana foram mais de 1,5 mil profissionais da saúde imunizados na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).

“Estamos passando mais de 10 mil marilienses imunizados”, afirma o município em nota oficial. Ainda não há noticiais sobre a aplicação da segunda dose, necessária para completar o esquema de vacinação.

A aplicação de doses tem acontecido paralelamente pela Secretaria da Saúde de Marília e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema), no caso de seus colaboradores.

O Marília Notícia já denunciou diversos casos de ‘fura fila’ e ocorrência de imunizações com suspeita de não atenderem aos critérios estabelecidos.

O Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) abriu procedimentos para acompanhamento e fiscalização da imunização em Marília.

Etapas

O plano inicial precisou ser atrasado após orientação do Estado e demora no repasse de vacinas. Segundo o primeiro cronograma anunciado em Marília, idosos com mais de 70 anos já deveriam estar sendo imunizados, mas agora não há data para início desta faixa.

A primeira fase da vacinação focou inicialmente nos profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e idosos com mais de 60 anos residentes em asilos, além de trabalhadores destas instituições.

Os profissionais da linha de frente, segundo estimativa do plano municipal de vacinação, somam cerca de 2,6 mil pessoas. Já os idosos institucionalizados totalizam 215 pessoas, mais 179 trabalhadores dos asilos.

A segunda fase da vacinação se estendeu aos demais trabalhadores da saúde, que não atuam necessariamente na linha de frente e totalizam cerca de 7,2 mil indivíduos. O grupo englobado por todos os trabalhadores da saúde chega a cerca de 9,8 mil pessoas.

Já os idosos com mais de 90 anos, que passam a ser imunizados agora, totalizaram cerca de 1,6 mil habitantes. No próximo dia 15 está prevista a vacinação de 1.891 pessoas que têm entre 85 e 89 anos.

Ao todo, são estimados 6 mil marilienses com mais de 80 anos e 4,2 mil entre 75 e 79 anos. Entre 70 e 74 anos são 6,1 mil habitantes; 7,8 mil entre 65 e 69; e 9,5 mil entre 60 e 64.

Marília já recebeu remessas tanto da Coronavac, do Butantan, quanto da vacina de Oxford, mas o último lote decepcionou a administração municipal por conta da baixa quantidade entregue, como mostrou o Marília Notícia.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
  • 2
    Morre em Marília homem que sofreu queda de ônibus e bateu a cabeça na região
  • 3
    Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
  • 4
    Morre jovem vítima de grave acidente na região central de Marília

Escolhas do editor

FERROVIAS
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôsPátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Pátio ferroviário vira comércio fantasma após retirada dos camelôs
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principaisCarnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
Carnaval do Yara Clube aposta em experiência dupla nas noites principais
HABITAÇÃO
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulistaMarília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
Marília garante 304 moradias populares em parceria com o governo paulista
SERVIÇO PÚBLICO
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidoresPrefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores
Prefeitura de Quintana antecipa pagamento do 13º salário dos servidores

Últimas notícias

CEO da Rock World palestra em Marília sobre inovação e experiência do cliente
Anvisa e MPF assinam acordo para combater cigarros eletrônicos
SP: Defesa Civil emite alerta extremo de temporal no litoral de SP
Fies 2026: inscrições para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie