Vacinação de professores deve garantir retorno das aulas presenciais
O Governo do Estado garantiu a retomada das aulas presenciais com a aplicação de vacinas contra a Covid-19 nos professores da Educação. Com a liberação, o prefeito Daniel Alonso (PSDB) já anunciou o início da imunização da categoria a partir desta terça-feira (13).
Conforme cronograma divulgado pela Prefeitura, neste momento, serão vacinados apenas os profissionais das redes pública e privada da Educação Básica, com idade a partir dos 47 anos.
“O prefeito Daniel Alonso através das secretarias da Saúde e da Educação informa que estará realizando nos dias 13, 14, 15 e 16 de abril, das 8h às 11h30 e das 13h às 15h30, mais uma ação de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais da Educação Básica da Rede Pública e Privada, com idade a partir dos 47 anos e residentes em Marília. A ação ocorrerá no Ginásio de Esportes da Unimar (Universidade de Marília)”, explica nota divulgada à imprensa.
De acordo com a administração municipal, os profissionais que se enquadram na faixa etária devem emitir um comprovante (Vacina Já Educação) que o habilita a ser vacinado neste momento. Documento pode ser garantido no site https://vacinaja.educacao.sp.gov.br/. Ele é exclusivamente emitido pelo Estado e possui QR Code para evitar fraudes.
Depois da emissão do comprovante, os profissionais devem fazer um agendamento prévio para vacinação que ocorrerá em quatro etapas. O link para agendar dia e horário é o https://www7.marilia.sp.gov.br/agendamentocovid/.
De acordo com a nota, neste dia 13 está prevista a aplicação de 450 doses. A inscrição deve ser feita hoje a partir das 9h. Nesta quarta-feira (14), serão aplicadas 400 doses (inscrição disponível no dia 13, às 9h); no dia 15, serão aplicadas 400 doses (inscrição disponível no dia 14, às 9h); no dia 16, serão aplicadas 400 doses (inscrição disponível no dia 15, às 9h).
A ação foi dividida em etapas com intuito de evitar aglomerações no local de vacinação. No total, para esses quatro dias foram disponibilizadas pelo Estado 1.650 doses. “Todos os profissionais da Educação já foram orientados a preencherem o cadastro no site do Governo Estadual, onde a validação foi realizada pelos gestores das escolas e das secretarias. Cada profissional irá receber no e-mail cadastrado um comprovante com QR Code que deverá ser apresentado no momento da vacinação juntamente com um documento com foto”, orienta a Prefeitura.
RETOMADA
Segundo o Estado, o retorno das aulas presenciais deve ocorrer de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e com respeito a todas as demais medidas de segurança sanitária, previstas no Plano São Paulo.
Apesar da liberação, a Prefeitura de Marília informa que durante todo o mês de abril as atividades escolares permanecerão remotas.
Ainda de acordo com a administração, as secretarias da Educação e da Tecnologia da Informação buscam “meios para melhorar o acesso dos alunos à internet, além de aprimorar o trabalho via plataforma, para as aulas remotas.”
A previsão é que a situação seja reavaliada no fim do mês, levando em conta a contenção da pandemia na cidade. Apesar disso, o município pode ter como desafio eventual protesto a ser organizado pelo sindicato dos servidores municipais, que é contra a retomada das aulas presenciais antes da imunização dos professores.