Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira
Começa nesta segunda-feira, 17, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, que deve intensificar a aplicação de vacinas contra a gripe em postos de saúde de todo o País até o dia 26 de maio.
Ao todo, a mobilização atende dez grupos prioritários, dentre eles idosos, gestantes, crianças entre seis meses e 5 anos e pessoas com diabetes, hipertensão ou que já foram submetidas a um transplante.
A meta do Ministério da Saúde é aplicar 54,2 milhões de doses, o que representa 90% do público-alvo. O tradicional “Dia D”, de mobilização nacional, está marcado para 13 de maio, sábado, na véspera do Dia das Mães.
No caso de professores da educação básica, que agora também integram o grupo prioritário, será oferecida a possibilidade de fazer a aplicação diretamente nas escolas nos dias 2 e 3 de maio.
Em 2016, o Brasil registrou 12.174 casos de gripe, dos quais 10.625 foram provocadas pelo vírus H1N1 e 2.220 resultaram em mortes, segundo dados do Ministério da Saúde.
Vale lembrar que Marília registrou 63 casos de pessoas doentes com os subtipos da gripe influenza A, em 2016, além de 20 mortes por causa da doença. Os dados refletem uma explosão de casos no município.
A vacina contra a doença não é indicada para alérgicos a ovo de galinha e derivados, além de pessoas que já tenham apresentado alguma reação anafilática ao imunizante. Em casos raros, ele pode provocar dor, vermelhidão e enrijecimento no local da aplicação.
E se eu não for dos grupos prioritários?
Para quem não faz parte dos grupos a melhor opção é buscar a vacina em clínicas particulares, como a Imunne Marília, que tem seus produtos imunobiológicos comprados de fornecedores credenciados pela Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), o que garante total segurança à população.
“Existem dois tipos de vacina, a trivalente e a vacina tetravalente. Nós tivemos muitos casos o ano passado e por isso teve aquela procura louca pela imunização. É importante que as pessoas tomem a vacina o quanto antes. A dose demora 21 dias para começar a fazer efeito. Lembrando que quem tomou a vacina o ano passado, a dose tem duração de um ano. A Cepa 2017 é uma nova vacina e deve ser aplicada novamente neste ano”, explica Érico Fabrício, um dos sócios da Imunne.
Confira a lista completa dos grupos prioritários:
– maiores de 60 anos;
– crianças entre seis meses e 5 anos;
– gestantes;
– mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias;
– professores;
– profissionais de saúde;
– indígenas;
– funcionários e apenados do sistema prisional;
– pessoas com diabetes, hipertensão ou que já foram submetidas a transplantes.