Vacinação contra a gripe é prorrogada em Marília
A Secretaria Municipal da Saúde irá a prorrogar a campanha de vacinação contra a gripe até o dia 3 de junho. O motivo é o índice de cobertura vacinal estar abaixo do previsto.
“A vacinação atingiu em torno de 40% da meta prevista de vacinar em torno de 35 mil pessoas em Marília. O índice precisa ser de pelo menos 80%. Por isso, a exemplo de todo o Brasil, a campanha continua”, explicou Raquel Ramires, Supervisora da Vigilância Epidemiológica.
Ela informou ainda que como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai do final de maio até agosto.
Podem ser vacinados idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias o parto), trabalhadores de saúde, presos e funcionários do sistema prisional. O grupo é considerado mais suscetível a complicações da gripe.
A vacina também é recomendada para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Neste caso, além do RG e carteirinha de vacinação, é preciso apresentar uma prescrição médica.