Vacinação contra a dengue imuniza quase 1.200 crianças e adolescentes em Marília

A campanha de vacinação contra a dengue promovida pela Prefeitura de Marília imunizou quase 1.200 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos no último fim de semana, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. A ação ocorreu na sexta-feira (6), com unidades abertas em horário estendido, e no sábado (7), durante o Dia D de vacinação em quatro pontos da cidade.
De acordo com a Prefeitura, na sexta-feira (6) as unidades de saúde funcionaram das 7h às 19h e aplicaram 460 doses da vacina contra a dengue. Ficaram fora do horário estendido a UBS São Judas e as USFs Argolo Ferrão, Santa Augusta, São Bento, Rosália, Dirceu, Santa Helena, Avencas e Amadeu Amaral.
No sábado (7), o Dia D de Vacinação contra a Dengue foi realizado na Ilha da rua 9 de Julho, no cruzamento com a avenida Tancredo Neves, das 9h às 17h; no Projeto Lumiar, na zona oeste, das 8h às 12h; e nos shoppings Esmeralda e Marília, das 13h às 19h. Nessa etapa, foram imunizadas 728 crianças e adolescentes.
Segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde, 280 doses foram aplicadas no Esmeralda Shopping, 260 no Marília Shopping, 173 na Ilha da rua 9 de Julho e 15 no Projeto Lumiar.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, avaliou positivamente a campanha.
“Fiquei satisfeita com o resultado das ações e só tenho que agradecer o empenho de cada profissional de saúde que trabalhou na campanha. Parabenizo também aos pais, que entenderam a importância e levaram os filhos para serem vacinados. Lembro ainda a eles que quem recebeu a primeira dose precisa tomar a segunda dose após 90 dias. E vamos continuar firmes com as ações de combate à dengue por toda a cidade”, afirmou Paloma.

Durante o Dia D, supervisores e agentes de saúde realizaram ações educativas nos quatro locais, com distribuição de panfletos e orientações sobre a vistoria semanal de imóveis para eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Também houve recebimento de denúncias de focos e exposição do chamado ‘mosquitóforo’, que apresenta as fases de desenvolvimento do mosquito.
Na sede do Projeto Lumiar, na zona oeste, que atende a comunidade do Argolo Ferrão, a Prefeitura informou que, além da vacinação contra a dengue, foram oferecidos outros serviços de saúde. Entre eles, exame preventivo Papanicolau, orientações sobre métodos contraceptivos, inserção e acompanhamento de DIU, atendimento em saúde bucal e atividades voltadas a crianças e adolescentes.