MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sex. 23 fev. 2024
IMUNIZAÇÃO

Vacina contra a dengue feita pelo Butantan em dose única pode chegar até novembro

Em Marília, Secretário de Estado da Saúde afirmou que o Governo do Estado deve pedir o registro na Anvisa no meio deste ano.
por Gustavo César
Vacina brasileira contra a dengue poderá ter eficácia em 2025 (Foto: Ministério da Saúde)

Em entrevista ao Marília Notícia, o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, informou que a vacina contra a dengue feita pelo Instituto Butantan – em dose única – pode chegar nas cidades paulistas até novembro deste ano.

Para o gestor da pasta estadual, os imunizantes do laboratório japonês Takeda, que foram adquiridos pelo Ministério da Saúde, não teriam eficácia agora 2024, uma vez que a epidemia costuma ocorrer apenas no primeiro semestre.

“O imunizante do Governo Federal é aplicado em duas doses e todos os estudos científicos comprovam que a resposta da vacina acontece em 30 dias após a segunda dose. O intervalo entre cada dose é de três meses. Vamos imaginar que as pessoas sejam vacinadas em março, na primeira dose. Então tem março, abril e maio. De maio para junho, essas pessoas vão tomar a segunda dose, com resposta a partir de julho, que é praticamente quando acabou o pico da epidemia”, argumentou.

Na opinião do secretário estadual, a vacina Qdenga não teria efeito para 2024. “Vai ter efeito para 2025. Então, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) está injetando recursos e colocando tudo à disposição do Butantan, que já avança para a terceira fase dos estudos da nossa vacina. Estamos fazendo todo o movimento para que até o meio do ano possamos enviar para a Anvisa e pedir o registro do imunizante do Butantan”, revelou.

Conforme Eleuses Paiva, o imunizante será de dose única. “Nós esperamos que até novembro possamos disponibilizar a vacina do Butantan. Vamos buscar uma fabricação imediata para que a gente possa viver uma outra realidade no primeiro semestre de 2025, com as pessoas imunizadas contra a dengue. O Governo do Estado está fazendo todo o investimento no Butantan, para poder ajudar não só o nosso Estado, mas o Brasil também, no fornecimento de vacina”, completou.

A Qdenga, fornecida para o Governo Federal, é um imunizante tetravalente produzido a partir do vírus vivo atenuado, ou seja, do micro-organismo infectado, mas enfraquecido. Essa condição pode melhorar a resposta do sistema imunológico, funcionando de forma semelhante à defesa do corpo humano nos casos de infecção pela dengue.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro dessa vacina em março de 2023, com base em estudo feito com mais de 28 mil pessoas, incluindo crianças e adultos. A concessão permite a comercialização do produto no Brasil, desde que sejam mantidas as condições aprovadas.

Os imunizantes ainda não chegaram na rede pública de saúde em Marília e também estão em falta nas clínicas particulares, com previsão de chegada apenas para maio.

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste
  • 4
    ‘Feirinha da droga’ é flagrada em cruzamento da zona oeste e suspeito acaba preso

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie