Usuários do Twitter se despedem dos Fleets publicando nudes
Quem chegou desavisado ao Twitter no último domingo, 1.º, pode ter se assustado com tantas pessoas seminuas ou mesmo nuas nos “Fleets”, recurso de publicação de fotos que se autodeletam em até 24 horas, similar aos Stories do Instagram. A farra tinha motivo: era uma despedida à ferramenta, que será encerrada pela rede social do passarinho nesta terça-feira, 3, devido à “baixa adesão”, segundo o Twitter.
Como se fosse um Carnaval fora de época (e totalmente virtual, típico deste momento de pandemia), usuários aproveitaram a madrugada de sábado e todo o domingo para tentar dar uma chance ao recurso, que até então era visto como o “primo pobre” do Instagram por ser menos integrado com outras ferramentas.
Em diversas publicações, que só podem ser visualizadas no topo da tela em dispositivos móveis (não há versão para quem navega na web), usuários postaram uma foto mais “ousada” com o seguinte texto: “Adeus, Fleets”. Muitas pessoas também aproveitaram o furor para compartilhar suas respectivas contas do Instagram ou usar a visibilidade extra para divulgar trabalhos. A maior parte, inclusive, declarou que era a primeira vez que utilizava a ferramenta.
É ano de festa também para o Twitter
2021 tem sido um ano de crise de idade para o Twitter, que completou 15 anos em fevereiro passado. Além dos Fleets, a plataforma lançou os Espaços, recurso “inspirado” no Clubhouse, com salas de conversação por áudio. Até agora, no entanto, a novidade parece não ter pegado por falta de planejamento.
“Os Espaços estão no mesmo caminho dos Fleets. Falta entender o que o Twitter quer que as pessoas façam com os Espaços. Dentro dessa lógica de tempo real da plataforma, poderia haver salas sobre assuntos quentes do momento nos Trending Topics, fazendo criadores ganharem visibilidade”, critica Souza.
Além disso, o Twitter anunciou recursos exclusivos para assinantes pagos, em aceno para fisgar os produtores de conteúdo. O Instagram estuda fazer algo parecido.
Em testes, a empresa do passarinho pensa em lançar linhas do tempo exclusivas para amigos, trabalho e público geral, separando as diferentes “personas” dos usuários. Segundo o Twitter, o foco dos testes é sempre incentivar as pessoas a “se juntarem à conversação”.
“O Twitter anda atirando para tudo o que é lado. Alguém precisa chegar e falar igual se fala para um adolescente: ‘você não é todo mundo, então o que você tem de especial? Como você se torna mais especial naquilo que já é especial?'”, acrescenta o professor.