Usina é multada em quase R$ 90 mil por colocar fogo em vegetação
Uma usina foi multada nesta terça-feira (22) por destruir florestas ou qualquer tipo de vegetação nativa sem autorização ou licença do órgão ambiental competente em Florínea (distante 120 quilômetros de Marília).
Segundo a Polícia Ambiental, em atendimento denúncia de fogo em atividade agropastoril captada pelo satélite referência Aqua M-T, a equipe deslocou até o local, uma fazenda no município de Florínea, bairro Canoa Quebrada.
Foi constatado um maciço florestal, atingido pelo fogo, que teve início em uma plantação de cana de açúcar, queimando uma área de 8,5 hectares de reserva legal.
A propriedade está arrendada por uma usina do ramo sucroalcooleiro, responsável pelos fatos, pois ao realizar a colheita mecanizada ocorreu um princípio de incêndio, iniciando assim a queimada.
Foi elaborado em desfavor da usina o auto de infração ambiental no valor de R$ 89.250, por destruir florestas, objeto de especial preservação, sem autorização ou licença do órgão ambiental competente, em vegetação nativa secundária em estágio médio de regeneração, com agravante do Art 61 da Resolução SMA n48/2014, mediante uso de fogo.