USF Vida Nova Maracá faz ação de combate ao Aedes em Emei
Teatro, brincadeiras e distribuição de material educativo direcionado aos pais foram algumas das ferramentas da equipe USF (Unidade Saúde da Família) Maracá para abordar as crianças da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Clara Luz. O alvo é mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De forma lúdica, em linguagem adequada para os pequenos, a equipe de saúde levou à escola os principais personagens dessa história, que tem como vilão o mosquito. O vetor se reproduz em água parada e tem maior risco de proliferação no período chuvoso.
Foram entregues às crianças panfletos com o checklist informativo para que os pais, juntamente com os alunos, possam fazer a verificação dos locais de risco em casa.
Participaram da ação os Agentes de Controle de Endemias Erinaldo Amaro de Moura e Vinícius Araújo da Silva; as Agentes Comunitárias de Saúde Iara Maria Guedes, Rosana Miranda de Oliveira, Silaudia da Silva e Soelma da Silva.
A iniciativa na escola mobilizou também o Supervisor de Saúde Tiago Henrique Pereira da Silva, a enfermeira Miriam Lara Veronez Bassini, a auxiliar de enfermagem Paula Thaís Amelio Rodrigues e a médica Milena Gomes Alvares.
“Em nome da equipe da unidade, registramos nosso agradecimento à diretora Fátima Moneim Mohamed e aos demais servidores da Emei, que prontamente atenderam nossa solicitação e nos receberam com imensa cortesia e apreço”, disse Vinícius Araújo.