MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
ter. 25 mar. 2025
DIREITO

Unimar sedia lançamento de obra sobre desconsideração da personalidade jurídica

Além do lançamento, Maria Helena Diniz também participará de duas bancas de defesa no PPGD Unimar.
por Marília Notícia
Maria Helena Diniz é renomada doutrinadora (Foto: Divulgação)

A Universidade de Marília (Unimar) será palco de um evento especial para o mundo jurídico. Neste dia 28 de março, a renomada doutrinadora Maria Helena Diniz e a docente do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da instituição, Mariana Ribeiro Santiago, lançam a obra “Desconsideração da Personalidade Jurídica: Uma Análise Interdisciplinar”. O evento acontecerá na Sala do Júri, localizado no bloco II, a partir das 18h.

A publicação apresenta abordagem aprofundada e interdisciplinar sobre a desconsideração da personalidade jurídica, tema fundamental no Direito brasileiro. A análise contempla legislações como o Código Civil, Código de Processo Civil, Lei de Recuperação Judicial, Código de Defesa do Consumidor, Lei de Crimes Ambientais e Código Tributário Nacional, traçando um panorama das convergências e particularidades entre as normativas.

Para a professora Mariana Ribeiro Santiago, coautora da obra, a pesquisa se destaca pela abordagem ampla e inovadora. “Nosso objetivo foi oferecer uma análise robusta e acessível, que auxilie tanto acadêmicos quanto profissionais do Direito a compreenderem as múltiplas facetas da desconsideração da personalidade jurídica e sua repercussão prática”, conta. 

A cerimônia de lançamento contará com sessão de abertura, a qual reunirá grandes nomes do Direito, incluindo a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, a qual destaca a relevância do evento para a comunidade acadêmica. “Receber uma autora de referência nacional como Maria Helena Diniz, em conjunto com a nossa professora Mariana, que contribui fortemente para o PPGD da Unimar, só demonstra ainda mais o nosso compromisso com a excelência e o aprofundamento das discussões jurídicas. Esta obra representa um importante avanço no estudo do Direito Civil”, celebra. 

Após a apresentação do livro, as autoras participarão de sessão de autógrafos, proporcionando um momento especial para acadêmicos, professores e profissionais que desejam conhecer mais de perto a obra e suas contribuições para o cenário jurídico.

Além do lançamento, Maria Helena Diniz também participará de duas bancas de defesa no PPGD Unimar, junto a Diretora do Instituto dos Advogados de São Paulo, Paula Tonani, reforçando ainda mais o intercâmbio de conhecimento e a qualidade do programa de pós-graduação da instituição.

O evento será realizado no dia 28 de março às 18h na Sala do Júri, localizado no bloco II, e será aberto ao público, sendo uma oportunidade única para estudantes e profissionais aprofundarem seus conhecimentos com duas das maiores especialistas do país.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 2
    Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
  • 3
    Comércio de Marília estende horário em dezembro para período do Natal
  • 4
    Câmeras flagram passagem de fauna inédita na região

Escolhas do editor

JOGOS DE AZAR
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em MaríliaDecisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Decisão do STF sobre loterias põe em xeque lei recém-aprovada em Marília
Governar também é promover qualidade de vidaGovernar também é promover qualidade de vida
Governar também é promover qualidade de vida
8 DE JANEIRO
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em BrasíliaArgentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
Argentina decide extraditar morador de Marília, condenado por atos em Brasília
CLIMA NATALINO
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feiraMarília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira
Marília acende luzes e inicia agenda do Natal Iluminado nesta sexta-feira

Últimas notícias

CPMI do INSS convoca dono do Banco Master e governador Romeu Zema
Brasil tem potencial para minerais críticos, aponta estudo do Ipea
App deve ajudar agentes públicos a trocarem informações de forma segura
Motorista capota carro na pista e veículo invade quintal de casa em Quintana

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie