Unimar sedia evento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Marília

A Universidade de Marília (Unimar) sediou um evento oficial do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e promoveu a posse de residentes do Hospital Beneficente Unimar (HBU) como novos membros da entidade. A programação reuniu cirurgiões, especialistas e médicos em formação, reforçando a integração entre ensino acadêmico, residência médica e sociedades científicas.
Fundado em 1929, o Colégio Brasileiro de Cirurgiões é uma das principais entidades médicas do país, com atuação voltada à promoção da excelência cirúrgica, à educação continuada e ao incentivo à produção científica. Segundo o CBC, seus eventos são referência na atualização profissional, abordando práticas consolidadas e avanços tecnológicos da cirurgia contemporânea.
De acordo com a superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, a realização do encontro na Unimar simboliza o compromisso institucional com a formação continuada. “Esse momento para a gente faz muito sentido, ter o Colégio Brasileiro de Cirurgiões presente na Universidade de Marília mostra a abrangência desse movimento de fortalecimento da pós-graduação, que são as especializações, coincidentemente no mesmo dia da nossa prova de residência médica. Isso mostra que acreditamos nesse processo do pós-graduando. A Unimar, junto com o Hospital Beneficente Unimar, reforça que o aprender é sempre, em várias etapas, sempre buscando aprimoramento”, afirmou.
O diretor regional do CBC em Marília, Roberto Tussi Junior, destacou a participação dos residentes no evento e a posse como novos membros da entidade. “Esse é um evento do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, que é o maior colégio de cirurgiões da América Latina. Os residentes estão participando ativamente e, neste mesmo dia, também tomam posse como membros do CBC, o que representa um marco importante na trajetória profissional deles”, disse.
A programação incluiu atividades de atualização técnica e científica. Segundo o mestre do Capítulo de São Paulo do CBC, Rubens Sallum, os temas discutidos apontam para o futuro da cirurgia. “Tivemos um curso inicial de cirurgias avançadas em esôfago, tanto para o câncer quanto para doenças benignas, trazendo a discussão da via robótica, com o robô chegando aqui em breve. Esses avanços certamente terão grande repercussão para essa nova geração, que vai se beneficiar ainda mais dessas tecnologias”, explicou.
Representando os residentes, Janayna Fernandes da Rose, integrante do CBC Marília, ressaltou a relevância da iniciativa para a formação profissional. “São oportunidades que vão se abrindo ao longo do percurso desses próximos anos de residência. O CBC é muito rico para nós da cirurgia, com oportunidades, cursos, palestras e uma troca muito importante para o nosso crescimento profissional”, afirmou.
Ao final do evento, a superintendente do HBU destacou a importância da integração institucional. “Para nós, foi uma alegria sediar o evento e ver nossos residentes sendo integrados ao Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Nossa instituição tem um papel importante como centro de excelência na formação médica, buscando sempre fortalecer a articulação entre ensino, prática hospitalar e inovação científica, com foco na qualificação profissional e no avanço da saúde”, concluiu.