MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
ter. 03 jun. 2025
ESTRATÉGIAS

Unimar realiza o 1º simpósio internacional em temas de saúde

Encontro vai discutir diabetes, obesidade e câncer.
por Marília Notícia

Nos dias 16 e 17 de junho, a Universidade de Marília (Unimar) sediará o 1º Simpósio Internacional em Temas de Saúde: diabetes, obesidade e câncer, reunindo especialistas renomados para discutir avanços terapêuticos, estratégias inovadoras e novas perspectivas em prevenção, diagnóstico e tratamento dessas importantes condições de saúde. O evento é realizado em parceria com o Hospital Beneficente Unimar (HBU).

A docente e coordenadora do projeto, Sandra Barbalho, destaca a importância da iniciativa. “Este evento representa um avanço significativo no fortalecimento da ciência, da educação e da saúde pública regional, reunindo pesquisadores, profissionais da saúde, docentes, estudantes e autoridades nacionais e internacionais em torno de três das mais impactantes doenças crônicas da atualidade”, conta.

A síndrome metabólica será discutida de forma inovadora por Sandra, as estratégias terapêuticas atualizadas para diabetes serão apresentadas pela coordenadora do Centro Interdisciplinar em Diabete (Cenid), Jesselina Haber. Roberto Bazotte da Universidade Estadual de Maringá irá destacar a resistência à insulina relacionada às mudanças estruturais do fígado.

O evento contará também com a participação de palestrantes internacionais, como os doutores Lance Sloan e Kátia Sloan, do Texas Institute for Kidney and Endocrine Disorders (EUA), que apresentarão novas abordagens na gestão de diabetes e doença cardiorrenal.

Especialistas brasileiros, como Rui Curi e Tania Cristina Pithon-Curi, abordarão peculiaridades do Diabetes tipo 2 sem obesidade e os benefícios do exercício físico nesses pacientes.

Rui Curi ressaltou a relevância do Simpósio, destacando seu impacto científico e social. “O simpósio irá abordar doenças crônicas como diabetes, obesidade e câncer, responsáveis pela grande maioria dos óbitos no Brasil. Então, é extremamente importante discutir sobre essas doenças e o diagnóstico precoce, porque quanto antes a descoberta, mais chances de ter sucesso no tratamento”, afirmou.

Ainda segundo Rui, a participação de convidados nacionais e internacionais, reforça a importância da troca de experiências e colaborações. “No mundo científico nós não temos fronteiras, o conhecimento vai além dos países, e identificar parceiros internacionais, trabalhar com eles, é uma necessidade para alavancar o conhecimento e fazer novas descobertas”, complementa.

No campo da oncologia, serão abordadas estratégias nutricionais preventivas com Anupam Bishayee da Lake Erie College of Osteopathic Medicine, EUA, avanços na oncologia com Sérgio Affonso docente da Unimar e a relação entre a matriz extracelular e o câncer, com Maria Angélica Miglino, também docente da Unimar.

O simpósio também incluirá uma mesa redonda interdisciplinar e visitas técnicas às instalações avançadas da Unimar, que incluem o Hospital Oncológico, o Parque Tecnológico, a Fábrica de Tecidos e Órgãos e o Banco de Células, destacando o empenho da instituição em unir pesquisa científica e aplicação clínica.

Adriano Cressoni Araujo ressaltou o impacto do evento para a universidade. “O evento representa um marco para a nossa Universidade e para o Programa de Pós-Graduação em Saúde, visto que congrega renomados pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior, promovendo um ambiente de excelência acadêmica, científica e assistencial”, enfatiza.

O simpósio é aberto a profissionais da saúde, estudantes e pesquisadores interessados nos temas abordados. As inscrições podem ser realizadas através do link da bio do Instagram @sicsunimar.

Arte: Divulgação

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Marília lidera ranking nacional de demanda por profissionais do sexo
  • 4
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie