Unimar realiza aula inaugural do Mestrado Interdisciplinar
A aula inaugural da primeira turma do Mestrado Interdisciplinar “Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação” foi realizada pela Universidade de Marília (Unimar) para apresentar a metodologia do programa aos acadêmicos.
O Coordenador do Mestrado Interdisciplinar, o professor Dr. Rogério Buchaim, foi o responsável por transmitir as orientações. Segundo ele, esta reunião foi para distribuir as atividades e mostrar a logística do curso.
“Apresentamos a estrutura do mestrado, disciplinas e método de pesquisas, que os acadêmicos vão cursar nos próximos dois anos. É importante ter este conhecimento para que façam o planejamento de horários e cumpram as metas do mestrado”, explica Rogério.
O Mestrado Interdisciplinar da Unimar foi um dos 14 programas aprovado pela CAPES em 2018, entre os 154 protocolados. O curso tem o diferencial de unir disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas no Projeto Amor de Criança, que atende a 200 crianças com paralisia cerebral.
Segundo a Pró-Reitora de Graduação e Pós-Graduação, Fernanda Mesquita Serva, o mestrado foi conquistado após dois anos de muito esforço e dedicação. Realizar a primeira aula é motivo de muito orgulho para a Instituição.
“Dia importantíssimo para a Universidade de Marília com a aula inaugural do programa de Mestrado, que também integra o Projeto Amor de Criança. Hoje é um dia realmente de muita alegria, pois a turma está se conhecendo e dando início aos trabalhos acadêmicos”, comemora a Fernanda.
O Hospital Beneficente Unimar (HBU) será um dos importantes campos de pesquisa do Mestrado Interdisciplinar. Além disso, muitos dos acadêmicos da primeira turma são profissionais que atendem diariamente no hospital. Para a Superintendente do HBU, Márcia Mesquita Serva Reis, é gratificante fazer parte do programa e contribuir para a qualidade acadêmica dos profissionais.
“Estou super feliz em participar deste momento e mostrar que o Hospital Beneficente Unimar é um local de ensino, que quer estar presente em pesquisas, sendo um facilitador e transformando casos em ciência. Estamos prestigiando os acadêmicos porque observamos no nosso dia a dia o envolvimento que eles têm com os pacientes e a competência profissional”, comenta a Superintendente.
Para o Diretor de Qualidade do HBU, o doutor Uri Adrian Prync Flato, a interação entre o Mestrado Interdisciplinar e o HBU só trará benefícios aos acadêmicos e a população de Marília e região.
“É o casamento perfeito entre as ciências de bancada e a interação com beira do leito, ou seja, com os pacientes. A interdisciplinaridade, ou seja, cuidado centrado no paciente não apenas por um profissional é o futuro e vai gerar impacto para a sociedade com melhorias de segurança e qualidade de vida. O mestrado coloca Marília dentro de um panorama nacional e internacional”, comemora o Dr. Uri.
O corpo docente do Mestrado Interdisciplinar é formado por Doutores que são docentes na Universidade. “Quero parabenizar ao Rogério Buchaim, coordenador do mestrado, que escolheu a dedo os profissionais de altíssima qualidade que vão orientar os acadêmicos em suas pesquisas”, ressalta Márcia.
“Eu desejo muito boa sorte para a nova turma da Universidade de Marília, agradeço ao corpo docente da Unimar, que é um time de excelência e, a partir de agora, a Universidade de Marília forma mais mestres para o Brasil e para o Mundo”, finaliza a Fernanda Mesquita.