MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 18 maio. 2019

Unimar realiza 1º Encontro de Conscientização do Autismo

por Amanda Brandão

Unimar realiza 1º Encontro de Conscientização ao Transtorno do Espectro Autista. (Foto: Divulgação)

O Anfiteatro da Reitoria da Universidade de Marília ficou lotado durante o 1º Encontro de Conscientização ao Transtorno do Espectro Autista realizado pelos acadêmicos do 7º termo do curso de Psicologia. A proposta foi fomentar a discussão sobre o tema e esclarecer dúvidas, a partir da visão de uma mãe e profissionais da área de saúde mental.

De acordo com a docente Marina Cristina Zotesco, o tema é de extrema importância para todas as áreas da saúde. “O autismo atualmente é visto como uma epidemia que tem acometido muitas pessoas e como este transtorno não tem cura, precisamos alertar os pais e familiares de que há tratamentos de intervenção que amenizam os comportamentos e proporcionam uma qualidade de vida elevada. Este é nosso objetivo, conscientizar e amenizar preconceitos”, explica.

Ainda segundo a docente, os 50 acadêmicos que integram o 7º termo formaram grupos, dentro da comissão organizadora, sendo responsáveis por contatar os palestrantes, organização de espaço, coffee break e tudo que integra um encontro que envolveu mais de 400 pessoas.

“Eu fico extremamente honrada e grata pela força dos meus alunos, eles organizaram tudo sozinhos. Parece simples, mas é enriquecedor o aprendizado que obtiveram, porque aprenderam a se relacionar com profissionais da área, a realizar dinâmicas de grupo e organizar eventos”, comemora Marina.

O encontro contou com a participação de três palestrantes. A abertura ficou por conta da enfermeira e docente Thais Giaxa, mãe do Davi de 3 anos. Ela relatou a realidade de conviver com uma criança autista. “Meu filho é extremamente sensível, brilhante e sincero. Ele me proporciona todos os dias as demonstrações mais sinceras de amor, por que ele não exige nada de mim. Porém, nós vivemos uma luta diária com o cansaço, estresse e dificuldades financeiras, resultado do número de tratamentos que são necessários para o desenvolvimento de uma criança com autismo”, conta Thais.

A fonoaudióloga do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS), Roberta Vieira, falou sobre metodologias que facilitam a compreensão à fala. “As crianças com autismo têm dificuldade de se sociabilizar e evitam contato direto. Quando o profissional e os pais buscam construir esta interação, ganhando a confiança e motivando os pequenos, fica mais fácil a compreensão dos signos e códigos, que são as palavras, e as reproduzirem”, explica Roberta.

Finalizando a noite, a psicóloga Fernanda Calixto apresentou aos participantes os cuidados necessários com os jovens e adolescentes portadores de autismo. “Atualmente o foco é voltado a primeira infância, mas precisamos pensar que eles crescem e temos que ter estrutura e metodologias de intervenção”, esclarece.

Para a acadêmica Mariana de Toledo Souza, compartilhar informações sobre este tema que ainda é pouco debatido nas comunidades é lutar contra o preconceito. “Este evento é de extrema importância para todos, não só para profissionais da área da saúde. A falta de informação gera preconceito e queremos ajudar a diminuir este julgamento”, ressalta a acadêmica.

(Foto: Divulgação)

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
  • 2
    Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
  • 3
    Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
  • 4
    Homem com mandado de prisão é capturado após surto em Marília

Escolhas do editor

Polícia
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráficoFilho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
POLÍTICA
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias ToffoliTradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
Tradicional em Marília, saiba quem são os membros da família Dias Toffoli
FLAGRANTE
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em MaríliaSino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
Sino de 80 quilos é furtado de igreja e recuperado pela polícia em Marília
METEOROLOGIA
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempoMarília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo
Marília deve ter fim de semana de calor antes de mudança no tempo

Últimas notícias

Filho que baleou o pai se escondia em casa de professor preso por tráfico
MAC estreia com empate diante do São Bernardo na Série A3
“Trump quer criar nova ONU”, declara presiente Lula sobre Conselho de Paz
Anvisa proíbe venda de azeite e suspende doce de leite e sal grosso

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie