MN Logo

12 anos. Mais de 101 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Vitrine MN
qua. 23 abr. 2025
MÃE TERRA

Unimar participa de evento na ONU e reforça protagonismo na defesa da natureza

Com um olhar voltado para a construção de caminhos sustentáveis e plurais, o encontro internacional reúne especialistas.
por Marília Notícia
Participação se dá na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU (Foto: Divulgação)

Em um momento decisivo para o futuro do planeta, a Universidade de Marília (Unimar) marca presença na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, com delegação composta por docentes e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD), integrantes da Incubadora Solidária (INSOL).

A participação se dá na Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU sobre “Harmonia com a Natureza e Bem Viver”, realizada anualmente em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra.

Com um olhar voltado para a construção de caminhos sustentáveis e plurais, o encontro internacional reúne especialistas de diversas partes do mundo para dialogar sobre alternativas ao modelo predatório de desenvolvimento, valorizando o equilíbrio ecológico, os direitos da natureza e o bem viver das comunidades.

A delegação da Unimar é composta pelo coordenador do PPGD, Jonathan Barros Vita, pela docente e pesquisadora Mariana Ribeiro Santiago e os doutorandos Liciane Silva e Henrique Garcia.

O convite à Universidade se deu em virtude da atuação do grupo no campo dos Direitos da Natureza, com destaque para os trabalhos desenvolvidos na Insol, um projeto de extensão que promove soluções jurídicas solidárias em parceria com comunidades, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

Convite à Universidade se deu em virtude da atuação do grupo no campo dos Direitos da Natureza (Foto: Divulgação)

Mariana Santiago, que também integra o seleto grupo de experts do Projeto Harmony with Nature, iniciativa da ONU voltada à difusão de uma nova ética para as relações entre humanidade e meio ambiente, destaca a participação. “Estar na ONU, neste espaço de construção coletiva e intercultural, representa o reconhecimento da relevância do que temos construído na Unimar. Nosso trabalho com a Insol é movido pela escuta ativa, pelo compromisso com a justiça socioambiental e pela defesa de um Direito mais sensível à vida em todas as suas formas”, afirma.

Para o coordenador do PPGD, Jonathan Barros Vita, a presença da Unimar no evento internacional reforça o papel da universidade como agente de transformação. “É uma conquista coletiva, construída ao longo de anos de dedicação a pesquisa crítica, a extensão universitária e a busca por um Direito mais inclusivo e ecológico. Nossa delegação representa o esforço da Unimar em promover uma formação acadêmica engajada, sensível aos desafios globais e comprometida com os direitos da natureza e da coletividade”, destaca .

A participação da delegação também é celebrada pela pró-reitora de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Fernanda Mesquita Serva, que enxerga a presença da Universidade na ONU como resultado da excelência e da coerência institucional. “Ver nossos professores e alunos participando ativamente de uma agenda tão significativa, na sede das Nações Unidas, é motivo de orgulho. Demonstra que a ciência que fazemos aqui em Marília está conectada com os grandes debates globais e tem impacto real na construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário.”, destaca.

A Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU pode ser acompanhada pela plataforma oficial do projeto: www.harmonywithnatureun.org.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Clientes denunciam loja de shopping após suspeita de fraude na compra de celulares
  • 2
    Marília perde o corretor José Pedro Moreira, inspiração para o setor imobiliário
  • 3
    Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
  • 4
    Pintor é preso após a descoberta de oito pés de maconha em quintal na zona oeste

Escolhas do editor

ACIDENTES DE TRABALHO
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último anoMortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
REVITALIZAÇÃO
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em MaríliaPrefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
MERCADO IMOBILIÁRIO
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em MaríliaFinanciamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
Financiamentos imobiliários quadruplicam em cinco anos em Marília
PODER LEGISLATIVO
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa CascataCâmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata
Câmara de Marília retoma sessões e vota projeto do complexo da represa Cascata

Últimas notícias

Mortes por acidentes de trabalho mais que triplicam em Marília no último ano
Prefeitura inicia revitalização do estádio Pedro Sola em Marília
Água: o hábito de cuidar desse recurso essencial começa em casa e gera grande economia
Reforma da USF Aeroporto garante nova estrutura e mais cuidado, diz Danilo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie