Unimar leva formação inédita de doutores em Direito para o Maranhão
Com o objetivo de fortalecer e expandir as atividades de pesquisa e o desenvolvimento econômico em outras regiões do país, uma turma inédita de doutorado interinstitucional (Dinter) será aberta pelo Programa de Pós-graduação da Universidade de Marília (PPGD Unimar) em parceria com SVT Faculdade, em São Luís, capital do estado do Maranhão.
A iniciativa é viabilizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) por meio do Programa de Doutorado Interinstitucional (Dinter), que auxilia na capacitação de doutores em áreas onde as redes de ensino e pesquisa ainda não estão plenamente desenvolvidas.
Fazendo parte dos Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior (PCI) da Capes, o objetivo é facilitar a formação de doutores para integrarem o corpo docente permanente de instituições distantes dos grandes centros de ensino e pesquisa, visando reduzir as atuais disparidades.
MARCO INSTITUCIONAL
Para o reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, a pós-graduação é um pilar importantíssimo na Universidade que eleva ainda mais o nível de qualidade de uma Instituição de Ensino. “A aprovação deste Dinter representa um marco importante para a nossa Universidade, elevando a qualidade e a relevância da nossa pós-graduação. Esse avanço reflete o nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica, formando profissionais altamente capacitados em locais mais distantes do nosso Estado e ampliando o impacto da nossa produção científica”, destaca.
Para a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, a professora doutora Fernanda Mesquita Serva, “nosso objetivo é preparar e qualificar doutores em Direito no Maranhão, visando tornar o estado autossuficiente na formação de profissionais altamente capacitados nessa área de conhecimento. Dessa forma, buscamos impulsionar e promover o avanço das atividades de pesquisa científica na região, fortalecendo a produção de conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento local de maneira sustentável e contínua”, diz.
CORPO DOCENTE
O corpo docente para a turma do Maranhão será composto por 16 professores do PPGD Unimar e 3 professores da SVT Faculdade, totalizando 19 especialistas altamente qualificados, um grupo robusto e diversificado para atender plenamente às demandas do curso.
De acordo com o coordenador do PPGD Unimar, o professor doutor Jonathan Vita, a iniciativa trata-se de um projeto de cooperação institucional para a realização de um Curso de Doutorado com área de concentração em Empreendimentos Econômicos, Desenvolvimento e Mudança Social.
“O projeto se justifica como continuidade de formação de um grupo que, recentemente, concluiu um Mestrado Interinstitucional (Minter) desenvolvido entre as duas instituições. É relevante para a qualificação e aprimoramento de profissionais da área do Direito, especialmente, de docentes, numa região assimétrica do país”, explica o coordenador.
VAGAS
Ainda de acordo com Vita, a formação de 15 mestres através do Minter recentemente concluído entre as duas instituições gerou um impacto significativo na região do Maranhão, com pesquisas voltadas às demandas locais e nacionais, as quais trouxeram relevantes publicações e boas práticas, considerando que estas pessoas atuam nos diversos seguimentos do direito, tais como, professores universitários, advogados, notários, registradores, tabeliães, auditores, consultores jurídicos, entre outros. “E essa nova iniciativa, o Dinter visa o aumento desse impacto”, finaliza o coordenador.
O Dinter prevê a abertura de 20 vagas. A relação orientador e orientando será adequada de acordo com o número de docentes, que é 19. Os critérios e sistemática de seleção de alunos serão divulgados pela SVT Faculdade por meio de edital.
O coordenador adjunto do PPGD Unimar, o professor doutor Emerson Borges destaca que a formação diversificada dos docentes da Universidade de Marília em Programas no Brasil e no exterior resulta numa pluralidade de Grupos de Pesquisa e no engajamento deles em debates com outros centros acadêmicos.
“O Programa de Pós-graduação em Direito da Unimar tem participado ativamente das principais discussões científicas e política acadêmica da área, por meio de sua atuação em sociedades, associações e grupos de pesquisa, tanto em âmbito nacional quanto internacional, mediante o envolvimento de seus docentes em diversas entidades científicas”, explica.
Esta iniciativa busca também incentivar a produção acadêmica e fortalecer, nas instituições beneficiadas, linhas de pesquisas que abordem as demandas ligadas ao desenvolvimento local e regional.