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sex. 12 dez. 2025
DIREITO

Unimar lança projeto que estuda a trajetória das leis e incentiva visão crítica

Alunos produzem seminários e vídeos sobre evolução histórica de temas jurídicos.
por Marília Notícia
Professor Jefferson Aparecido Dias, idealizador do projeto (Foto: Divulgação)

O curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) desenvolve o projeto “Se Tem Lei, Tem História”, iniciativa da disciplina História e Direito que propõe aos alunos investigar a origem de leis e os contextos sociais, políticos e culturais que motivaram sua criação. Segundo a instituição, a atividade reforça metodologias ativas e aproxima os estudantes da pesquisa histórica e do pensamento crítico.

O professor Jefferson Aparecido Dias, idealizador do projeto, afirma que o objetivo é tornar o estudo mais conectado à realidade dos alunos. “A ideia é que o aluno escolha um tema, estude como ele evoluiu na história e apresente duas entregas, uma em formato de seminário detalhando essa evolução e, depois, um vídeo curto para as redes sociais. Serão mais de 20 vídeos divulgados ao longo de dez semanas. É conhecimento produzido pelos alunos e compartilhado com toda a sociedade”, disse.

A instituição destaca que a proposta busca demonstrar que normas jurídicas surgem de processos humanos e históricos, e não de forma isolada. A acadêmica do primeiro ano de Direito, Angélica Faria, afirma que a experiência ampliou sua compreensão sobre a formação das leis. “O projeto ‘Se Tem Lei Tem História’ é uma iniciativa do doutor Jefferson, ele nos ajudou a entender a história de outra forma, porque pesquisamos toda a história por trás das leis, tudo o que ocasionou para chegarmos às conclusões jurídicas de hoje, o que motivou o legislador, o que aconteceu para que chegássemos ao cenário atual. Então, percebemos que por trás do Direito existe sempre uma contextualização profunda”, declarou.

A disciplina trabalha a construção das normas ao longo do tempo, relacionando fatos históricos, movimentos sociais e transformações políticas à formação dos institutos jurídicos. Segundo Angélica, essa perspectiva fortalece a leitura crítica dos estudantes. “Antes, nunca havíamos parado para pensar de onde vem o direito que todo acusado tem de se defender, porque a ideia não nasceu do nada. Estudar a origem disso nos fez entender por que esses direitos existem e por que são essenciais”, disse.

O professor Jefferson reforça que compreender essa origem é essencial à formação. “Quando o aluno percebe que cada lei carrega consigo uma história, ele passa a enxergar o Direito com mais profundidade. Não se trata apenas de decorar artigos, mas de entender por que eles existem, o que resolveram em seu tempo e como continuam interferindo na sociedade”, afirmou.

O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, afirma que ações desse tipo reforçam a missão institucional. “A Unimar sempre acreditou que formar profissionais é mais do que ensinar conteúdos. É despertar consciência histórica, senso crítico e responsabilidade social. Projetos como este mostram que o Direito é vivo, nasce de contextos e de pessoas, e nossos alunos precisam compreender essa trajetória para atuarem com excelência e ética”, declarou.

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