MN Logo

11 anos. Mais de 100 mil artigos.

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
qui. 21 set. 2023
PIONEIRO

Unimar lança o primeiro laboratório de inteligência artificial da região

A inauguração ocorreu durante a semana acadêmica 'Unimar Tech Summit'.
por Marília Notícia
Nomeado ‘LIA²’, o novo laboratório já foi inaugurado (Foto: Divulgação)

Os cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da Universidade de Marília (Unimar) lançaram o primeiro laboratório de Inteligência Artificial, de Marília e região, o LIA². O espaço integra o moderno Parque Computacional, que conta com laboratórios equipados com tecnologia de ponta. A inauguração foi realizada durante a semana acadêmica dos cursos, o ‘Unimar Tech Summit’. 

Segundo o coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, o laboratório de inteligência artificial é um marco para os cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. “Esse laboratório vai permitir com que os nossos alunos desenvolvam pesquisa de ponta, além de uma série de atividades que poderão agregar significativamente a formação acadêmica. Com o espaço, reforçamos ainda mais o pioneirismo da Universidade de Marília, que possui os melhores cursos de tecnologia da nossa região”, destaca. 

O laboratório de Inteligência Artificial foi criado em parceria com grandes empresas de tecnologia de Marília e região, são eles: Fulltime, Fábrica de Códigos, Jacto, DSIN e Unimagem. “No LIA², os alunos, pesquisadores e profissionais irão explorar novos horizontes tecnológicos, desenvolver soluções inovadoras e contribuir para um futuro cada vez mais inteligente”, ressalta o coordenador. 

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, ressalta a importância desse novo espaço, fruto de parcerias com destacadas empresas de tecnologia da região. “Esse é mais um marco importante para nossa Universidade, porque proporcionará oportunidades para nossos alunos explorarem novos horizontes tecnológicos e desenvolverem soluções inovadoras, fortalecendo nossa missão de oferecer uma formação acadêmica de excelência na área de Tecnologia da Informação”, diz. 

Laboratório possui tecnologia de ponta (Foto: Divulgação)

A inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial foi uma das atividades do ‘Unimar Tech Summit’, a semana acadêmica dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, que tem como objetivo promover discussões com grandes nomes da área de tecnologia e inovação do Brasil, enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem dos futuros profissionais. “Esse novo laboratório representa um marco importante para a universidade e fortalece nossa missão de oferecer uma formação acadêmica de excelência na área de Tecnologia da Informação, em parceria com empresas líderes da nossa região”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva.

UNIMAR TECH SUMMIT

A inauguração do laboratório foi uma das atividades do ‘Unimar Tech Summit’, a semana acadêmica dos cursos de Ciência da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

“O Unimar Tech Summit se tornou o principal evento de tecnologia e inovação do interior. Isso traz para a nossa região grandes nomes dessa área, dando a oportunidade para os nossos alunos terem experiências diferenciadas em sua formação acadêmica. Uma prova desse reconhecimento é por meio dos nossos apoiadores, tivemos mais de 14 empresas que patrocinaram e contribuíram com a realização do nosso Tech Summit”, finaliza Caio. 

(Foto: Divulgação)

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp. Entre aqui!

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
  • 2
    Destruição na Fazenda do Estado gera multa à moradora, após derrubada de árvores
  • 3
    Dupla armada invade casa, rende irmãos e foge com R$ 10 mil e relógio na zona norte
  • 4
    Homem em situação de rua bate no rosto e rouba pedestre no Centro de Marília

Escolhas do editor

HABEAS CORPUS
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJDefesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ
EDUCAÇÃO
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamentalMarília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
Marília cria programa que garante exame de vista a alunos do ensino fundamental
ZONA NORTE
Homem morre baleado pela PM na madrugada em MaríliaHomem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
Homem morre baleado pela PM na madrugada em Marília
CENTRO DE COMPRAS
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026
Marília Shopping anuncia 4ª expansão e confirma chegada das redes Soneda e Daiso em 2026

Últimas notícias

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Saques na poupança superam depósitos em R$ 2,85 bilhões em novembro
Quase 20% da população de favelas vivem em vias onde não passam carros
Defesa de ex-PM acusado de morte no rodeio de Marília recorre ao STJ

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2025

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie