MN Logo

12 anos. Mais de 102 mil artigos.

  • Polícia
  • Marília
  • Garça
  • Pompeia
  • Oriente
  • Quintana
  • Regional
  • Tupã
  • Vera Cruz
  • Entrevista da Semana
  • MAC
  • Colunas
  • Anuncie
Marília
sáb. 10 jun. 2017

Unimar firma parceria com EMEF para projeto social

por Marília Notícia

Projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar”.

A Universidade de Marília (Unimar) segue firmando parcerias e desenvolvendo ações de cidadania com o objetivo de melhor a qualidade de vida da sociedade da cidade e região. Neste primeiro semestre, a Instituição iniciou atividade com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) “Prof. Olímpio Cruz” para disseminar o compromisso com os direitos humanos e cidadania.

O projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar” é coordenado pelo docente Dr. Jefferson Aparecido Dias e conta com a orientação da mediadora/conciliadora e docente da Pós-Graduação da Universidade, Juliana Raquel Nunes.

As ações ainda têm o auxílio dos coordenadores e alunos dos diversos cursos da Universidade de Marília como, por exemplo, Pedagogia, Psicologia, Medicina, Engenharia Agronômica, Educação Física, Nutrição, Engenharia, Arquitetura, entre outros. De acordo com Juliana, são utilizados jogos, gincanas, contação de histórias, teatro, capoeira, cultivo de horta, avaliação nutricional, arteterapia para estimular a cultura da paz e o diálogo entre os alunos.

“Essas atividades são realizadas em dois dias por semana, das 7h às 8h15, com a autorização da Secretaria da Educação. A intenção principal é melhorar a qualidade de vida e comportamento das crianças e adolescentes, uma vez que a educação infantil se configura como uma das áreas educacionais que mais retribui à sociedade os recursos nela investidos. A ação beneficiará a formação das crianças e dos adolescentes construindo a aprendizagem pautada no compromisso com os direitos humanos e cidadania, por meio do estímulo à cultura da paz e do diálogo”, explica a mediadora.

Segundo ela, o projeto inclui, ainda, palestras destinadas aos funcionários e professores da EMEF, ministradas por profissionais da Psicologia, Pedagogia, Direito, entre outros cursos, às quintas-feiras, no Horário de Estudo Concentrado (HEC).

“Queremos alcançar um convívio saudável no ambiente escolar e social, ao desenvolver nas crianças e adolescentes noções que as ajudem a ter tolerância em lidar com aqueles que não compartilham dos mesmos valores e realidade, desenvolver atitudes éticas e de respeito mútuo, torná-las conscientes de seus deveres e obrigações e evidenciar o repúdio a toda forma de humilhação ou violência na relação com o outro”, acrescenta.

Esse Projeto atende ao desenvolvimento de programas interdisciplinares que objetivam o alcance de resultados mais produtivos, já que possibilitam a junção de diferentes conhecimentos e a construção coletiva de uma sociedade mais humana e justa. Sendo as crianças e os adolescentes os futuros cidadãos e sujeitos sociais, a formação baseada em relevantes noções de cidadania e resolução pacífica de conflitos permite a inserção social dos mesmos e o desenvolvimento de pessoas conscientes do seu papel na sociedade.

Projeto “Implantando a Cultura da Pacificação nas Escolas: uma abordagem interdisciplinar”.

Compartilhar

Mais lidas

  • 1
    Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
  • 2
    PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
  • 3
    Suposto dentista é acusado de estelionato após receber e não realizar serviço
  • 4
    BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília

Escolhas do editor

VIOLÊNCIA
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escolaPF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
ZONA NORTE
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandanteJustiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
Justiça recebe denúncia por homicídio, mas nega prisão de suposto mandante
RODOVIAS
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em MaríliaBR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
BR-153 segue interditada e não tem previsão de liberação em Marília
RECICLA LEGAL
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em MaríliaReciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília
Reciclagem ganha força em workshop inédito e une setor em Marília

Últimas notícias

MAC bate a Francana, confirma 2ª vaga e pega São Bernardo na próxima fase
PF prende mulher condenada por facilitar tentativa de latrocínio em escola
Mega-Sena tem prêmio acumulado em R$ 8 milhões; sorteio é neste sábado
Ator e diretor teatral Juca de Oliveira morre aos 91 anos em São Paulo

Notícias no seu celular

Receba as notícias mais interessantes por e-mail e fique sempre atualizado.

Cadastre seu email

Cadastre-se em nossos grupos do WhatsApp e Telegram

Cadastre-se em nossos grupos

  • WhatsApp
  • Telegram

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie

Todos os direitos reservados.
Proibida a reprodução total ou parcial.
MN, Marília Notícia © 2014 - 2026

MN - Marília NotíciaMN Logo

Editorias

  • Capa
  • Polícia
  • Marília
  • Regional
  • Entrevista da Semana
  • Brasil e Mundo
  • Esportes

Vozes do MN

  • Adriano de Oliveira Martins
  • Angelo Ambrizzi
  • Brian Pieroni
  • Carol Altizani
  • Décio Mazeto
  • Fernanda Serva
  • Dra. Fernanda Simines Nascimento
  • Fernando Rodrigues
  • Gabriel Tedde
  • Isabela Wargaftig
  • Jefferson Dias
  • Julio Neves
  • Marcos Boldrin
  • Mariana Saroa
  • Natália Figueiredo
  • Paulo Moreira
  • Ramon Franco
  • Robson Silva
  • Vanessa Lheti

MN

  • O MN
  • Expediente
  • Contato
  • Anuncie