Unimar e Jacto lançam espaço de inovação no Parque Tecnológico

A Universidade de Marília (Unimar) e a Jacto inauguraram o Espaço Jacto no Parque Tecnológico da instituição (TecUnimar). O ambiente tem como objetivo promover a agricultura digital, a inovação aberta e projetos colaborativos, aproximando estudantes, pesquisadores e o setor produtivo.
O reitor da Unimar, Márcio Mesquita Serva, destacou que a iniciativa impacta diretamente na formação acadêmica. “Não adianta apenas entregar o diploma, é preciso oferecer qualidade, preparar os jovens para assumir funções com competência e conquistar boas oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.

A pró-reitora de Graduação, Fernanda Mesquita Serva, ressaltou o caráter histórico da inauguração. Segundo ela, a presença da família Jacto no Parque Tecnológico simboliza a consolidação de conversas anteriores e representa um marco para a universidade.
O gerente de Agricultura Digital da Jacto, Guilherme Panes, afirmou que o espaço é mais do que uma estrutura física. “A proposta desses ambientes é criar rituais para debater tecnologia, levar o conhecimento ao campo e desmistificar o uso da agricultura 4.0. Mais que isso, buscamos agregar valor ao produtor, que é o grande protagonista para sustentar e alimentar o país com inovação”, disse.

O coordenador dos cursos de Tecnologia da Informação da Unimar, Caio Saraiva Coneglian, apontou que a parceria consolida Marília e a universidade como propulsoras da inovação regional.
Com o lançamento, o TecUnimar se fortalece como polo de inovação, ampliando a conexão entre ciência e práticas de mercado, além de reafirmar a Unimar como protagonista no desenvolvimento tecnológico e social.