Unimar confere título de doutor honoris causa a ministro Sergio Moro
Antes de iniciar a palestra de abertura da XXVI Semana Internacional do Curso de Direito da Universidade de Marília, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa.
A honraria foi concedida pelas mãos do reitor Márcio Mesquita Serva e o ex-juiz Federal também foi agraciado com o título de visitante ilustre pela Câmara de Marília. Moro foi muito aplaudido.
Em sua apresentação o ministro afirmou que o Governo Federal vai analisar com “muita atenção” possíveis vetos ao polêmico projeto de abuso de autoridade aprovado recentemente no Congresso Nacional.
Inclusive, está emperrado no Legislativo o pacote anticrime idealizado pelo ex-juiz federal. Sobre sua propositura – que foi tema da palestra dada na Unimar – o astro da Lava Jato explicou se basear no tripé de combate à corrupção, ao crime organizado e ao crime violento.
Os três fatores se retroalimentam, segundo o ex-magistrado que atuou por anos com processos desses tipos.
Queda nos índices de criminalidade, presídios federais, extradição de “criminosos comuns travestidos de presos políticos”, política de imigração, autonomia da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal foram alguns dos outros tópicos da exposição.
Semana de Direito
No dia 20, a palestra “Advocacia e a Inovação” será ministrada pelo Presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Leonardo Sica. No dia 22, o diretor da Faculdade de Direito do Mackenzie, Felipe Chiarello, falará sobre a “Liberdade da Imprensa, Comunicação e Censura no Brasil”. Nestes dois dias, após as palestras, os acadêmicos poderão participar de minicursos.
O “Caso de Mariana e as Formas Adequadas de Solução de Conflitos” será o tema da mesa redonda na quarta-feira, dia 22 de agosto, com a participação do professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Coordenador do Curso de Mestrado em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara e Procurador da República, José Adércio Leite; a docente da Universidade Federal da Paraíba, Belinda Pereira da Cunha; e do docente da Faculdade de Anicuns em Goiás, Fabrício Wantoil Lima. A discussão será mediada pelo Procurador da República e docente da Unimar, Jefferson Aparecido Dias.
Na sexta-feira, encerrando a Semana e realizando a aula magna do Programa de Pós-Graduação em Direito, a docente titular de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Maria Helena Diniz, falará sobre “As Antinomias Jurídicas e a Polêmica do Diálogo das Fontes”.